edit Editar esse Conteúdo

Nudem participa de reunião de alinhamento para a gestão da Casa da Mulher Brasileira

Publicado em 02/08/2024 16:45
Autor(a): Laiane Vilanova/ Comunicação DPE-TO
Após a reunião, os presentes visitaram as obras da Casa da Mulher Brasileira. - Foto: Laiane Vilanova/ Comunicação DPE-TO

Matéria atualizada dia 05/08/2024 às 9h00

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), participou nesta sexta-feira, dia 2, na sede da Prefeitura de Palmas, da reunião de alinhamento que visa à organização do fluxo de atendimento da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que está na fase final de implantação na Capital. O encontro, conduzido pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Mantoan, contou com a presença da coordenadora em substituição do Nudem, defensora pública Isakyana Ribeiro de Brito Sousa.

“A reunião de hoje é um passo determinante no reconhecimento e na efetivação de políticas públicas essenciais, garantidas por lei, no combate à violência doméstica e no direito das mulheres de viverem em um mundo sem violência”, destacou Isakyana Ribeiro.

Coordenadora geral da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério da Mulher, Simone Souza, explicou como deve ser o fluxo de trabalho da Casa, uma vez que a gestão do espaço será compartilhada entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

“A ideia é que todos os trabalhos funcionem de modo integrado, inclusive o canal de atendimento Ligue 180 e o observatório de violência, que nos permitirão gerar relatórios que irão embasar as ações regionalizadas”, frisou Simone Souza.

No período da tarde, Isakyana Ribeiro e os integrantes da reunião visitaram as obras da Casa da Mulher Brasileira.

Casa da Mulher Brasileira

A CMB, localizada na quadra 904 Sul, funcionará 24 horas por dia com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Defensoria Pública; Ministério Público; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

keyboard_arrow_up