A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Pollyana Lopes Assunção, ministrou palestra na manhã desta quarta-feira, 13, para a corporação da Guarda Metropolitana de Palmas. O evento, realizado no Quartel da Guarda, teve como objetivo conscientizar e capacitar os agentes a identificar, prevenir e combater o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
A defensora pública Pollyana Lopes Assunção abordou com a corporação os tipos de assédio, detalhou os impactos psicológicos e profissionais que o assédio causa nas vítimas, além de esclarecer as responsabilidades legais e institucionais dos envolvidos e da própria corporação.
A defensora pública parabenizou a Guarda Metropolitana por levar o tema para dentro da corporação, criando assim um espaço de trabalho seguro e saudável, onde todos se sintam respeitados. “A prevenção é a melhor ferramenta para combater o assédio e que o conhecimento é fundamental para que as vítimas busquem ajuda e os agressores sejam responsabilizados”, frisou Pollyana Assunção.
A iniciativa faz parte do Plano Antiassédio da Guarda Metropolitana, que busca criar uma cultura organizacional baseada no respeito mútuo.