Não só de agrotecnologia e bioeconomia se faz a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), mas, também, do fazer defensorial em prol da educação em direitos. Para este fim, nesta sexta-feira, 17, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), promoveu, no stand da Secretaria de Estado da Mulher no evento, uma palestra sobre a violência doméstica, explanando, ainda, sobre os direitos da mulher.
Coordenadora do Nudem, a defensora pública Pollyana Lopes Assunção destacou, durante a apresentação, que a Agrotins é um evento que abrange mulheres de todas as classes sociais e que, por isto, é fundamental levar a este meio a história do feminismo, informações sobre os tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas, como elas podem acontecer nas áreas rurais e, principalmente, como as vítimas podem se proteger contra isto, sabendo a quem devem procurar para denunciar.
Lei Maria da Penha
Seguindo a proposta de difundir a educação em direitos, o Nudem também esteve na Agrotins nesta quinta-feira, 16, quando apresentou um cordel sobre a Lei Maria da Penha. Foi responsável por conduzir esta atividade, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, a assessora técnica do Nudem, Nicolle Vilhena Vieira.
Agrotins
Promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, a Agrotins teve início na terça-feira última, 14, e se encerrará neste sábado, 18. Composto por palestras, oficinas e exposições de animais, maquinários e veículos, atividades estas abertas para visitação das 9 às 19 horas, o evento tem a Bioeconomia como tema desta edição.
A 24ª Agrotins acontece no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, acessível pela BR-010, sentido Porto Nacional.