Coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), a defensora Pollyana Lopes Assunção ministrou uma palestra sobre os diversos tipos de violência e bullying para duas turmas de Ensino Fundamental do Colégio Militar de Palmas. A atividade contemplou cerca de 50 alunas(os) que têm entre 13 e 14 anos de idade.
De acordo com Pollyana Lopes, o momento foi importante para expor às(aos) estudantes a importância de serem vigilantes no combate a todo tipo de violência e bullying, visto que ambas as práticas se configuram como ato infracional e estão sujeitas a consequências.
“O objetivo da palestra foi integrar as abordagens da infância e da adolescência com as violências e os bullyings praticados nas escolas, visto que não é incomum sabermos deste tipo de prática por parte dos adolescentes nos ambientes escolares, inclusive a violência de gênero, contra a mulher. Por isto busquei reforçar que estas práticas são crime contra a honra, estão sujeitas a sanções legais e devem ser combatidas sempre”, afirmou a Coordenadora do Nudem.
Professora na unidade escolar militar que recebeu a ação defensorial, Ligiane Mendes Machado destacou que nesta fase da adolescência, muitos praticam o bullying e a violência contra colegas achando que se trata apenas de uma brincadeira e que não é nada de muito sério.
“Este tipo de palestra é fundamental para conscientizarmos os nossos alunos de que tudo isto [as violências e o bullying] é crime, pode prejudicar demais aqueles com quem eles acham que estão só brincando e prejudicar a eles mesmos. E poder contar com a Defensoria Pública para nos ajudar neste processo de formação cidadã dos nossos alunos é engrandecedor", enalteceu a Professora de Português.