O Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) recebeu uma denúncia de possível insuficiência de profissionais para perícia e acolhimento psicológico de mulheres vítimas de violência doméstica no Instituto Médico Legal (IML) de Palmas. Em inspeção realizada no Instituto na manhã de hoje, 13, o Núcleo constatou a situação ao identificar que há déficit de profissionais da área da Psicologia.
A inspeção foi realizada pela coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção, juntamente com a assessora técnica do Núcleo, Franciélis Vargas. No IML, elas foram recebidas pela equipe técnica e diretoria da unidade.
Conforme a Defensora Pública, foi informado pelo próprio IML que são três profissionais da Psicologia para atendimento. O número é visto como baixo pelo Nudem, haja vista que o IML de Palmas chegou a um total de dez profissionais no início da oferta dos serviços, em 2017. Ademais, uma portaria da Secretaria de Segurança Pública do Estado rege que o serviço deve ser ofertado em regime de plantão de 24 horas, o que reforça a necessidade de mais profissionais.
De acordo com a Defensora Pública, o atendimento especializado é necessário, pois quando uma mulher é vítima de violência doméstica - sendo ela psicológica, stalking, violência sexual ou mesmo física, é necessária a perícia e acolhimento psicológicos. Diante disso, as informações coletadas n a data de hoje vão integrar um relatório de inspeção que será encaminhado ao Estado do Tocantins juntamente com uma recomendação para providências.