O coordenador do NUDECON - Núcleo de Defesa do Consumidor, defensor público Edivan de Carvalho Miranda, esteve reunido nesta quinta-feira, 5, com representantes da Celtins, o diretor técnico comercial, Juliano Ferraz, e o gerente jurídico Walter Ohofugi, para definir ações que podem diminuir os problemas e melhorar o serviço de atendimento aos clientes da Companhia de Energia Elétrica.
Segundo o relatório de reclamações elaborado pelo NUDECON, são vários os motivos de insatisfação por parte da comunidade. Em primeiro lugar, com 47%, está o aumento excessivo no valor da fatura; em segundo, a demora ou negativa de ressarcimento de danos elétricos; em terceiro, a oscilação de energia; em quarto, a demora da aferição do consumo de energia nas áreas de zona rural; em quinto, a falta de energia e, em sexto, a demora no atendimento (Serviço de Atendimento ao Cidadão).
Como proposta de resolução dos problemas, o NUDECON solicitou a formalização de parceria para a formatação de um mutirão de resoluções de ações judicializadas em andamento e a criação de um mecanismo de atendimento preliminar entre Defensoria Pública e Companhia de Energia Elétrica, sugestões que foram acatadas.
Ficou acertado que será feito pela Defensoria Pública, por intermédio do NUDECON, o levantamento de todas as ações judicializadas e a partir desses dados promover o Mutirão de Conciliação. Por outro lado, a Companhia de Energia Elétrica vai estudar e viabilizar a implantação de uma ferramenta que agilize o entendimento entra as duas instituições.
Texto: Alessandra Bacelar