O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou, nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 16 e 17, respectivamente, em Araguaína, algumas visitas institucionais a órgãos que integram a rede de proteção do público infanto-juvenil no município, que fica a 370 km de Palmas, no norte tocantinense.
Participaram desta iniciativa a coordenadora do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz, e a assistente jurídica do Núcleo, Márcia Neves Gonçalves Ayer.
Na ocasião, ambas estiveram nas sedes dos Polos I e II do Conselho Tutelar; do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil; e da Secretaria Municipal de Assistência Social; aproveitando, ainda, para ir ao Centro de Internação Provisória (Ceip) Norte; e à Unidade de Semiliberdade de Araguaína (USL).
De acordo com a defensora pública Elisa Maria Queiroz, as visitas tiveram como objetivo conhecer melhor as estruturas física, de pessoal e de funcionamento de cada equipamento da rede de proteção às crianças e aos adolescentes e das unidades do sistema socioeducativo da Região Norte, assim como o Programa da Família Guardiã e Acolhedora no Município.
“Essas visitas são uma oportunidade tanto pra gente aproximar a Defensoria Pública desses órgão quanto para saber como eles estão funcionando e atuando no município. São instituições fundamentais na proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destacou a Coordenadora do Nudeca.
A partir das demandas levantadas, o Núcleo irá oficiar os órgãos para que prestes informações de como e quando as providências serão tomadas para melhorar a prestação dos serviços.