edit Editar esse Conteúdo

Nudeca ministra palestra sobre o PIA para profissionais do socioeducativo do Rio Grande do Norte

Publicado em 13/08/2025 16:28
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
A palestra, realizada em formato remoto, faz parte do Curso de Aperfeiçoamento para profissionais da socioeducação do RN - Foto: Youtube/ Reprodução

A defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), ministrou a palestra sobre o Plano Individual de Atendimento (PIA) no Processo de Socioeducação de Adolescentes para profissionais da área de socioeducação das cidades de Mossoró e Caicó no Rio Grande do Norte (RN).

A palestra, realizada em formato remoto, faz parte do Curso de Aperfeiçoamento para profissionais da socioeducação do RN, executado pelo Observatório da População Infanto Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV) em parceria com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do RN (Fundase).

Em sua fala, a defensora pública ressaltou que o PIA é um caminho a ser percorrido pela criança ou adolescente quando ele adentra o sistema socioeducativo. “Esse instrumento é muito importante para podermos conhecermos esse adolescente, não dá pra generalizar pois cada adolescente tem sua história, seus anseios e isso precisa ser trazido para o PIA e assim dessa forma conseguiremos fazer uma gestão das atividades desse adolescente de maneira planejada”, disse Elisa Maria.

A Defensora Pública destacou ainda que a participação dos pais, da família e de toda a rede de proteção deve ser inserida no PIA, os quais têm o dever de contribuir com esse processo ressocializador. “No PIA é importante que toda a rede trabalhe na construção desse instrumento. A saúde, a educação e a assistência precisam ser envolvidas nesse processo, não só a família e o adolescente, pois é a rede de proteção em ação que vai garantir ao adolescente uma melhor reinserção na sociedade”, frisou Elisa Maria.

Foi destacado ainda a importância de que se padronize o modelo do PIA, para que assim, todas as unidades socioeducativas atuem de maneira alinhada e em caso de transferência, de uma unidade para a outra, as informações não se percam.

Para conferir o conteúdo completo acesse aqui.

keyboard_arrow_up