A coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), a defensora pública Letícia Cristina Amorim Saraiva dos Santos Moura, recebeu nesta segunda-feira, 12, na sede da Defensoria Pública, em Palmas, mulheres da Associação Indígena Vale do Araguaia (Asiva), para tratar de demandas envolvendo os povos das aldeias indígenas que representam.
Marcha das Mulheres Indígenas
Elisabete da Silva Xerente, Maria Aparecida Pereira da Silva Apinajé e Eliana Karajá solicitaram apoio institucional à IV Marcha das Mulheres Indígenas, considerado um dos mais importantes encontros de articulação e luta das mulheres indígenas de todo o país, que será realizada em Brasília, de 4 a 8 de agosto deste ano.
Caso de violência
Na oportunidade, Eliana Karajá, apresentou um ofício ao Nucora, solicitando apoio para buscar providências frente ao caso de violência sofrida por um adolescente karajá em abril último. O adolescente foi queimado, por um vaqueiro da região, com um ferro de marcar gado, tendo sofrido queimaduras de segundo grau.
A defensora pública Letícia Amorim afirmou que o Nucora irá acionar os órgãos competentes, exigindo a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização dos envolvidos. A Defensora também informou que irá tratar diretamente com os gestores públicos responsáveis, com o objetivo de solicitar medidas protetivas urgentes ao adolescente e garantir sua segurança.