A coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensora pública Letícia Amorim, se reuniu com médico do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Araguaia, Hiolô Silva Werreria. Em pauta, o acesso dos indígenas à saúde.
Durante a reunião, realizada na sexta-feira última, 24, foram apontados questões como falta de insumos básicos; sucateamento de equipamentos; número limitado de vagas para profissionais da saúde; gestantes sem acompanhamento e exames fundamentais; precariedade das estradas; falta de transporte adequado para translado, dentre outros tópicos.
Segundo a Coordenadora do Nucora, além de buscar entender sobre as principais dificuldades enfrentadas pela população indígena, a reunião teve o objetivo de alinhar estratégias que busquem ampliar e qualificar o acesso à saúde para as comunidades do Estado e para além dele.
Acompanharam as discussões as assessoras do Nucora, Aline da Silva Sousa e do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) Gianna Nathalya da Silva Alvarenga.
A reunião é uma continuidade da inspeção que o Nucora fez na Ilha do Bananal em agosto último para averiguar as condições de vivência dos indígenas.