Conteúdo atualizado em 08/11/2024
DPAGRA - Núcleo da Defensoria Pública Agrária e Ambiental
Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO - 09.09.2024
O DPagra foi criado pela Defensoria Pública do Estado, por meio da Resolução nº 83 de 6 de março de 2012 do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP). Possui caráter permanente e tem como missão primordial a atuação especializada na área do Direito Agrário. Por meio da Resolução nº 267/2024 do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP), o Núcleo passou, em novembro de 2024, a atuar também na questão ambiental. Dentre as atribuições do DPagra, estão: atendimento especializado na área agrária e ambiental; atuação voltada para prevenir a violência no campo; mediar os conflitos agrários; atuar concretamente na defesa, administrativa ou judicial de trabalhadores, camponeses, e de todos e quaisquer rurícolas; e ajuizar demandas individuais e coletivas que envolvam questões agrárias. O Núcleo atende todo o Estado e o assistido pode procurar orientações nas sedes da Defensoria Pública em todas as unidades de atendimento.
NADEP – Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso
Foto: Marcelo Les / Comunicação DPE-TO - 17.06.2024
O Nadep trabalha no fortalecimento das políticas de atendimento e defesa às pessoas presas, contribuindo no planejamento, elaboração e proposição de políticas públicas que visem erradicar a pobreza, a marginalização, a redução das desigualdades sociais. Atua nos estabelecimentos prisionais assegurando o exercício dos direitos e garantias individuais, coordena o acionamento de Cortes Internacionais em relação a casos de violação de direitos dos presos e submetidos à medida de segurança.
NDDH – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos
Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO - 19.08.2024
O NDDH tem como atribuições receber e apurar representações que contenham denúncias individuais ou coletivas de violação dos direitos humanos; notificar as autoridades e tomar as providências necessárias para cessar os abusos praticados, bem como representar às autoridades competentes a fim de que apurem e evitem qualquer ato de violação de direitos humanos; propor, monitorar e avaliar as questões relativas a direitos humanos no âmbito das atribuições da Defensoria Pública; coordenar o acionamento de Cortes Internacionais em casos de violação de direitos humanos. Também atua em conjunto com a sociedade civil nos mais diversos Conselhos Estaduais de Direitos e promove os direitos humanos por meio da divulgação e conscientização a respeito dos direitos humanos e das garantias fundamentais. É responsável, ainda, por contribuir no planejamento, elaboração e proposição de políticas públicas que visem a erradicar a pobreza e a marginalização e a reduzir as desigualdades sociais.
NUAMAC - Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas
Foto: Nuamac Palmas / Divulgação - agosto / 2024
O Nuamac é responsável por congregar estudos, pesquisas, postular nas causas coletivas e promover a orientação de todos os Defensores Públicos no que tange, notadamente, à tutela coletiva dos direitos sociais; culturais; da infância e juventude; do consumidor; da saúde; do meio ambiente; econômicos; penitenciários; humanos; fundiários; do idoso e da pessoa portadora de necessidades especiais. São atribuições do NUAmac, entre outras previstas na Resolução CSDP nº 60/2010, postular, em conjunto com o defensor ou defensora pública natural de cada localidade, qualquer espécie de ação coletiva que verse sobre interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos de dano local, observada a independência funcional do defensor ou defensora pública natural e, ainda, postular, via Coordenador ou Coordenadora do Núcleo de Ações Coletivas, quaisquer espécies de ações coletivas de competência da Capital, na hipótese de dano regional.
NUCORA - Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo
Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO -17.06.2024
O Nucora atua, de forma coletiva, na promoção e defesa dos direitos da população negra; dos povos indígenas; dos quilombolas; dos ribeirinhos e pescadores artesanais; dos praticantes de religiões de matrizes africanas; dos povos tradicionais, assim etnicamente considerados. Tendo como principais atribuições o desenvolvimento de ações destinadas à promoção da igualdade étnico-racial; atuar na prevenção e proteção dos direitos de indivíduos e grupos afetados por todas as facetas do racismo, fomentar a articulação com órgãos, instituições públicas e sociedade civil, colimando no aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção e promoção dos direitos étnico-raciais; acompanhar a formulação e implementação de políticas públicas para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais no Estado do Tocantins; realizar atendimento especializado atinente a questões étnicas e combate ao racismo estrutural, institucional e interpessoal; estimular ações que visem ao planejamento e monitoramento das políticas públicas antirracistas de acesso à justiça; propor ação civil pública ou qualquer medida coletiva relativa às matérias de sua atribuição; prestar orientação jurídica à população, mediante atendimento ao público e a realização de audiências públicas, quando se mostrarem necessárias, no âmbito de suas atribuições, e promover a visibilidade e representação institucional por meio de participação em eventos, solenidades e demais demandas da sociedade civil alusivo à questões étnicas e combate ao racismo.
NUDECA - Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Foto: Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO - arquivo outubro / 2022
O Nudeca irealiza a prestação de suporte, integração e auxílio no desempenho da atividade funcional dos membros da Instituição, sempre que a demanda versar sobre interesses de crianças e adolescentes, nas hipóteses constantes no art. 98 do Estatuto da Criança e do Adolescente (situação de risco), em situação de acolhimento, ato infracional e quando configurada a competência da Justiça da Infância e da Juventude, ainda que não exercida por órgão jurisdicional especializado. Atua nos pedidos de guarda, guarda provisória, guarda excepcional, pedido de adoção e pedido de tutela.
NUDECON - Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor
Foto: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO - arquivo março / 2022
O Nudecon contribui no planejamento, elaboração e proposição de políticas públicas que visem à proteção e defesa do consumidor carente; orienta e representa judicialmente as entidades civis que tenham, dentre as suas finalidades, a tutela de interesses dos consumidores necessitados; é integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) que congrega Procons, Defensoria Pública, Ministério Público e entidades civis de defesa do consumidor, que atuam de forma articulada e integrada com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon). É responsável pela realização de estudos, pesquisas e promover a orientação de todos os Defensores Públicos com atuação na defesa do consumidor, especialmente nas ações coletivas.
NUDEM – Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres
Foto: Nudem DPE-TO / Divulgação - agosto/2024
O Nudem tem como atribuições prestar a assistência jurídica às vítimas de violência doméstica e familiar, nos termos da Lei 11.340/2006; Prestar orientação e apoio de natureza sócio-jurídica; Encaminhar os casos de acordo com as suas especificidades à rede de proteção e defesa da mulher; Desenvolver ações de prevenção mediante atendimento especializado de orientação e assistência jurídica, psicológica e social; Realizar estudos e pesquisas voltadas à temática, com vista à elaboração das políticas públicas dirigidas à proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentre outros.
NUJURI - Núcleo do Tribunal do Júri
Foto: Rafael Batista / Comunicação DPE-TO - arquivo abril / 2023
O Nujuri atua no assessoramento a outros Núcleos e aos Membros da DPE-TO nos assuntos relativos ao Tribunal do Júri, oferecendo material de pesquisa jurídica destinada a subsidiar atuação profissional, realizar e estimular o intercâmbio de informações e de conhecimento entre os Órgãos de Execução e de Atuação da DPE-TO. Sugere estratégias de capacitação e aperfeiçoamento aos Defensores Públicos, com o objetivo de aprimorar as atribuições institucionais e a uniformidade dos entendimentos ou teses jurídicas na área do Tribunal do Júri.
NUSA - Núcleo Especializado de Defesa da Saúde
Foto: Marcelo Les / Comunicação DPE-TO - arquivo setembro/2023
O Nusa atua judicial e extrajudicialmente na esfera coletiva, tendo como instrumento as ações coletivas, as recomendações, as audiências públicas entre outros expedientes para a promoção e defesa do direito à saúde, abrangendo quaisquer situações em que a negativa, omissão ou deficiência da prestação do serviço de saúde venha colocar em risco ou agravar o estado de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e do PlanSaúde (Plano de Saúde dos Servidores Públicos Estaduais), buscando também garantir o regular fornecimento de medicamentos, materiais e insumos necessários à saúde e à vida. O Núcleo oferece apoio aos Membros e Servidores públicos do interior com peças, ofícios, recomendações, teses e orientações sobre a temática do direito à saúde. Destaca-se a realização de vistorias nos hospitais e demais estabelecimentos de saúde para averiguar a prestação de serviço aos usuários, bem como a atuação conjunta com órgãos de controle como Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e Estadual.