O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve nesta quinta-feira, 4, na tenda de testagem da covid-19 do Hospital Padre Luso, no Aureny III, região Sul de Palmas. A convite da deputada estadual Cláudia Lelis, parceira da ação do Hospital, o coordenador do Nusa, defensor público Freddy Alejandro Solórzano, conheceu a equipe do projeto, acompanhou o processo de testagem, que emite o resultado em alguns minutos, e ainda visitou a estrutura física e de atendimento do Hospital.
Na oportunidade, Freddy Alejandro também conheceu as obras do anexo da unidade de saúde, que tem a previsão de receber uma ala de internação.
Para o coordenador do Nusa, é uma ação importante para a comunidade. “Muitas vezes, a população não tem como pagar o teste e sabemos da dificuldade do acesso na rede pública. Além disso, com essa testagem, ainda é possível aferir como está o andamento da covid-19 na região, de forma a garantir um controle mais célere da doença”, declarou.
Segundo Cláudia Lelis, a emenda parlamentar possibilitou que fossem adquiridos cinco mil testes rápidos da covid-19, sendo destinados para Palmas e Porto Nacional.
Conforme a diretora-geral do Hospital, Maria Alice de Araújo, qualquer pessoa pode fazer o teste. Basta procurar o local até o próximo sábado, 6.
A visita também foi acompanhada pelo presidente da Comsaúde, Ibis Alan de Souza.