A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, participou, nesta terça-feira, 17, de audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Vereadores com o tema "Por uma Gurupi Mais Acessível e Inclusiva".
A atividade buscou promover o diálogo entre o poder público, a sociedade civil e as instituições sobre os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e propor políticas públicas efetivas e integradas, bem como a formalização de um Pacto de Cooperação Interinstitucional, com vistas à construção coletiva do Plano Municipal da Pessoa com Deficiência de Gurupi.
Durante a audiência, a assessora do Nuamac Gurupi, Lucinei da Silva Nery Nogueira Luna ressaltou a atuação da DPE-TO, tanto em esferas judiciais, como também extrajudicialmente, na luta pela direito à inclusão. “A ausência de acessibilidade compromete o direito à educação, à saúde, ao trabalho, ao transporte, ao lazer e, acima de tudo, à dignidade humana", destacou.