O Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Dianópolis, participou da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas para as Mulheres, que ocorreu na sexta-feira última, 4, nas dependências do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.
O evento, que foi promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), teve como tema “Mais democracia, mais igualdade – mais conquistas para todas”.
Na ocasião, a assessora do Núcleo, Marilene Barbosa dos Santos, que representou a Instituição, foi eleita delegada suplente representando o segmento órgão governamental. “Fico feliz pela confiança em mim depositada enquanto mulher e servidora pública da Defensoria Pública. Principalmente pelo árduo trabalho que desempenhamos na conscientização da população feminina quanto aos nossos direitos”, disse.
Conferência
A conferência faz parte das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, sob coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
A etapa estadual acontecerá em Palmas, no dia 20 de agosto.
No encontro são abordados os principais desafios enfrentados pelas mulheres do estado, a fim de pensar de forma coletiva estratégias para garantir o acesso a direitas e a promoção da equidade de gênero.