edit Editar esse Conteúdo

Novos membros do Conselho Superior da DPE-TO são empossados para o Biênio 2025/2027

Publicado em 07/07/2025 16:12
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
A sessão foi marcada pela posse dos novos membros titulares e suplentes para o biênio 2025/2027. - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Conduzida pelo presidente do Conselho Superior, o defensor público Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, a 6ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (CSDP) foi marcada pela posse dos novos membros titulares e suplentes para o biênio 2025/2027. A sessão, realizada na manhã desta segunda-feira, 7, também incluiu homenagens à equipe de Tecnologia da Informação da Instituição.

O evento, ocorrido na Sede de Atendimentos da Defensoria Pública em Palmas, oficializou a posse do defensor público de Primeira Classe Sandro Ferreira Pinto como novo conselheiro titular, além da recondução do defensor público Daniel Felício Ferreira, também de Primeira Classe, ao cargo. Como membros suplentes, foram empossados a defensora pública de Primeira Classe Téssia Gomes Carneiro e o defensor público de Classe Especial José Alves "Kita" Maciel.

Em sua fala, o conselheiro titular eleito, defensor público Sandro Ferreira Pinto, destacou que essa posse é uma conquista conjunta. “Momentos como este, as investiduras, as posses em geral, são marcados pela honraria pessoal, pelo orgulho, pela conquista meritória. É um momento, em regra, legítimo de enaltecimento do eu. Mas hoje é diferente de todas as outras posses que já experimentei, porque o assento nesta instância superior é fundado na representação, e eu quero ressaltar este vocábulo: a representação. (...) Hoje estou aqui pelo que os outros fizeram por mim. Esse assento é nosso".

O conselheiro titular eleito, defensor público Daniel Felício, destacou que sua participação será em prol da melhoria contínua da carreira na Defensoria Pública no Tocantins. “Com relação ao Conselho Superior, quero deixar meu agradecimento pessoal aos amigos e colegas defensores públicos que confiaram em mim. Minha manifestação é no sentido de que, sempre e em toda e qualquer matéria que aporte ao Conselho, eu me posicionarei, como sempre fiz, a favor dos defensores públicos. Acredito que foi para isso que fui eleito, e não haverá uma matéria sequer em que me manifestarei ou votarei contrariamente aos interesses dos defensores.”

O presidente do CSDP, Pedro Alexandre, ressaltou a importância dos dois conselheiros para a história da DPE-TO. “Cada um deles realiza um trabalho há mais de 10 anos, fazendo a diferença na vida dos cidadãos tocantinenses. A soma dos modos distintos de atuação dos defensores públicos nos torna mais fortes e maiores enquanto Instituição”, frisou, e ressaltou a relevância dos suplentes empossados. “Doutor Kita e doutora Téssia são dois expoentes da Academia, professores letrados, o que apenas reafirma o nível qualificado da Defensoria Pública e o quão disputado foi este pleito. Vamos trabalhar juntos, com objetivos convergentes”. 

Presenças

Também compuseram a mesa da solenidade a defensora pública e vice-presidente do CSDP Estellamaris Postal; o conselheiro titular e corregedor-geral, Neuton Jardim dos Santos; o defensor público e conselheiro titular Leonardo Oliveira Coelho; a defensora pública e conselheira titular Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga; o defensor público e conselheiro suplente Hidelbrando Carneiro de Brito; representando a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), a defensora pública Luisa Lemos Ferreira; e a assessora jurídica do Conselho Superior, Francianne Moreira de Carvalho Parente. Entre os presentes, estavam familiares e amigos dos empossados.

Prêmio Nacional de Inovação

Durante a sessão, a equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Defensoria Pública do Tocantins foi homenageada pelo projeto DefGPT, vencedor do Prêmio de Inovação e Boas Práticas em Tecnologia nas Defensorias Públicas na categoria “Eficiência Operacional, Segurança e Sustentabilidade Tecnológica”. O reconhecimento foi pelo case sobre o uso da ferramenta de inteligência artificial (IA) na Central de Honorários da DPE-TO. A solução foi desenvolvida por Luiz Arão Araújo Carvalho, analista em gestão especializado em Tecnologia da Informação.

A diretora de TI, Tatyana Abrahão Piedade, ressaltou a importância do reconhecimento. “Esse prêmio é muito importante para a equipe. Fomos parabenizados não só externamente, mas internamente também. Isso reforça nossa motivação”. 

Também foram homenageados pela atuação no projeto a coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico, Mayra Francielle Marques; o analista de gestão especializado em TI, Lucas Magno Oliveira Abreu; e a servidora da Central de Honorários, Maíza Parente Hawat.

Acompanhe toda a sessão clicando aqui: https://youtu.be/IpO-Znq_SPw?t=4388


Edição: Patrícia Ströher/Comunicação DPE-TO

keyboard_arrow_up