A defensora pública geral, Estellamaris Postal, dará posse nesta quinta-feira,15, a 14 novos Defensores Públicos. A solenidade de posse acontece às 17h no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.
Os Defensores Públicos foram aprovados no último concurso público realizado em 2005 que disponibilizou 50 vagas. Eles irão ingressar na carreira como Defensores Públicos de 2ª classe e vão atuar em comarcas de 1ª e 2ª entrâncias, como as comarcas de Araguacema, Itacajá e Goiatins, que atualmente estão desprovidas de Defensor Público. Com mais esta chamada preenche-se todos os cargos, sendo que em caso de desistência a comissão do concurso deve prosseguir com a convocação, seguindo a ordem de classificação.
A brasiliense Letícia Amorim, que toma posse nesta quinta-feira, estava ansiosa pela nova experiência em sua carreira. Formada pela Universidade Federal de Goiás e especialista em processo penal, a professora universitária há anos lutava por uma vaga no serviço público. Prestou vários concursos, sendo aprovada nos TREs de Minas Gerais e Goiás, além da Polícia Civil de Goiás. Mas foi no Tocantins que teve a oportunidade de assumir a vaga conseguida com muito esforço. “Em outros concursos fui aprovada, mas até hoje espero pela convocação. Hoje estou feliz por ter sido nomeada pela Defensoria Pública do Tocantins”, declarou Letícia Amorim.
Mônica Prudente é outra aprovada. Natural de Tupaciguara, Minas Gerais, atuava como analista do Ministério Público. Uniu o útil ao agradável ao tomar posse na Defensoria Pública do Tocantins, pois agora acompanha o marido que já tem empreendimento no Estado.
Sempre buscando a eficiência, esta é mais uma iniciativa da Defensoria Pública do Tocantins que, ao longo deste ano, investiu na estruturação e operacionalização da instituição com o objetivo de melhorar os serviços prestados à pessoa que não tem condições de constituir advogado e pagar pelas custas do processo.
Com essas nomeações, a instituição totaliza 99 Defensores Públicos atuando nas 42 comarcas do Estado. Outros 20 cargos de Defensores Públicos já foram criados e devem ser preenchidos por meio de concurso público previsto para acontecer em 2010, segundo a defensora pública geral, Estellamaris Postal.