A defensora pública-geral do Estado do Tocantins, Estellamaris Postal, empossou defensoras e defensores públicos que estarão à frente dos Núcleos Regionais da Instituição no biênio 2023/2025. A reunião para posse foi realizada na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP) nesta segunda-feira, 6, sendo acompanhada por diversos membros e servidores de diferentes regiões do Estado.
Acompanharam a Defensora Pública-Geral na mesa de honra, o 1º subdefensor público-geral no Estado, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; e o segundo subdefensor público-geral no Tocantins, Danilo Frasseto Michelini.
Conforme ressaltou Estellamaris Postal, que agradeceu às defensoras e aos defensores pela confiança ao aceitarem o convite para a função, os membros que atuam na gestão dos núcleos regionais são extensões da administração superior da DPE-TO, sendo fundamentais para a efetividade da atuação da Instituição no interior.
“As diretoras e os diretores têm um papel fundamental na Instituição. Eles fazem parte da administração superior, eles são a própria administração superior em localidades nas quais nem sempre conseguimos estar, garantindo a presença de defensores públicos em cada comarca do Estado. A nossa Defensoria é exemplo em todo o País; temos de fazer jus a tudo isto que conquistamos, prestando nosso serviço sempre de maneira cada vez mais eficiente e ativa”, destacou a Defensora Pública-Geral.
Para Pedro Alexandre, é a partir das regionais que o alcance de atuação da DPE-TO é amplificado, o que fortalece a própria Instituição e a garantia da população hipossuficiente de ter acesso à justiça.
“As diretoras e os diretores regionais são essenciais na nossa missão de defensorar, principalmente na amplificação da garantia de que qualquer cidadão do Tocantins que não tenha condições de custear um advogado, seja de qual localidade for, pode ser atendido pela Defensoria Pública. A Instituição está presente em todo Estado, é forte e atende com qualidade e humanidade os seus assistidos; e temos uma equipe muito boa para fazermos um excelente trabalho neste sentido, a fortalecendo ainda mais. Então, sigamos nesta missão”, enfatizou Pedro Alexandre.
Veja quem são os(as) Diretores Regionais:
Gidelvan Sousa Silva: Diretoria do Núcleo Regional de Araguatins;
Luiz Alberto Magalhães Feitosa: Diretoria do Núcleo Regional de Tocantinópolis;
Felipe Lopes Barbosa Cury: Diretoria do Núcleo Regional Araguaína;
José Raphael Silvério Diretoria do Núcleo Regional Dianópolis;
Luciana Oliani Braga: Diretoria do Núcleo Regional de Guaraí;
Arlete Kellen Dias Munis Diretoria do Núcleo Regional de Paraíso do Tocantins;
Fabiana Razera Gonçalves: Diretoria do Núcleo Regional de Palmas;
Leandro de Oliveira Gundim: Diretoria do Núcleo Regional de Gurupi;
Marcello Tomaz de Souza Diretoria do Núcleo Regional de Porto Nacional;
Maria do Carmo Cota Diretoria do Núcleo Regional Brasília;
Irisneide Ferreira dos Santos: Diretoria do Núcleo Regional dos Tribunais Superiores
Téssia Gomes Carneiro: diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública