edit Editar esse Conteúdo

Novas defensoras e defensores públicos do Tocantins recebem carteiras funcionais

Publicado em 06/06/2024 10:56
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
A entrega dos documentos sela mais uma etapa para as novas membras e membros da Instituição - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

As novas defensoras e defensores públicos do Tocantins, empossados no dia 27 de maio, receberam nesta quarta-feira, 5, no Gabinete da Defensoria Pública Geral, em Palmas, suas carteiras funcionais, documento de regularização da carreira que segue o padrão nacional para identificação de membros da carreira de Defensoras e Defensores Públicos dos Estados, da União e do Distrito Federal.

Receberam os documentos as defensoras públicas Débora da Silva Sousa, Ludne Nabila de Oliveira Barroso e os defensores Paulo Henrique Américo Lucindo e Thiannetan de Sousa Silva. As novas defensoras e os novos defensores seguem agora para suas respectivas comarcas, onde irão iniciar a atuação defensorial.

As carteiras funcionais foram entregues pela defensora pública-geral Estellamaris Postal, pelo 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves e pela diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Elydia Leda Barros Monteiro.

O defensor público Davi Malveira Pinheiro recebeu a carteira funcional nesta quinta-feira, 6.

A entrega dos documentos sela mais uma etapa para as novas membras e membros da Instituição que desde a data da posse estão em curso de formação para a atuação defensorial. A capacitação encerra nesta quinta-feira, 6.

Expectativas

A defensora Ludne Nabila de Oliveira Barroso atuará no município de Taguatinga e expressou animação com o início das atividades. “Hoje é um dia extremamente feliz e me sinto realizada e muito empolgada para fazer a diferença em Taguatinga”.

Já a defensora pública Débora da Silva Sousa, que irá atuar no município de Goiatins, destacou a alegria em poder atuar no estado onde nasceu. “É uma alegria imensa poder voltar para o Tocantins como defensora e atuar na defesa do público mais vulnerável do nosso estado”.

Em Formoso do Araguaia, a atuação defensorial será realizada pelo defensor Paulo Henrique Américo Lucindo, que também se mostrou empolgado para iniciar os trabalhos. “O recebimento da carteira funcional concretiza meu sonho de ser defensor, e fico feliz em poder assumir Formoso do Araguaia. Espero contribuir muito com a sociedade daquela municipalidade”.

O defensor Thiannetan de Sousa Silva irá atuar em Tocantinópolis e destacou o prazer em fazer parte da DPE-TO. “É muito satisfatório saber que poderei contribuir, por meio da Defensoria Pública do Tocantins, com a evolução social e a promoção dos direitos humanos para a comunidade de Tocantinópolis”, finalizou.

Pronto para ir para Dianópolis, Davi Malveira Pinheiro falou sobre a expectativa. “Conhecer a realidade, criar relações com as pessoas e entender suas demandas. A população de Dianópolis pode contar comigo que estou chegando para reforçar essa luta.”

Identidade funcional

A carteira funcional é impressa em papel moeda com elementos de segurança capazes de evitar a adulteração ou a falsificação e segue o modelo regido pela Resolução do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP) nº 071, de 19 de abril de 2011. A carteira é um documento de fé pública com validade em todo o território nacional.


keyboard_arrow_up