A defensora pública Mylena Caroline Barbosa Fernandes foi empossada hoje,11, pela defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, como a nova coordenadora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) de Dianópolis, cidade distante 340 km de Palmas.
Na ocasião, Mylena, que foi recém empossada para o cargo de membra do Tocantins, afirmou: “Os desafios na atuação coletiva virão, mas sei que a presença na localidade nos ajuda a compreender as demandas e as necessidades da comunidade. Queremos somar aos trabalhos que já são desempenhados na região, afinando cada vez mais para que possamos atingir a população mais vulnerável e oferecer acesso à justiça com efetividade” declarou Mylena.
Na solenidade, também foi empossado o recém nomeado como coordenador auxiliar do Nuamac de Dianópolis, o defensor público Carlucio Germano da Silva. “Gostaria de agradecer pela oportunidade e a confiança depositada em mim e em Mylena. Nossa expectativa é de um atendimento amplo, principalmente em questões que são menos vistas. Tendo em vista o papel do Nuamac e a força da sua estrutura organizacional, queremos trazer esse aporte para ampliar o horizonte da atuação coletiva, para além de questões mais urbanas, abrangendo a população mais vulnerável e por vezes invisível”, afirmou Carlucio.
O ato nº 146, de 9 de maio de 2023, que nomeia Mylena Fernandes como coordenadora do Nuama Dianópolis entrou em vigor logo após a assinatura da defensora pública-geral do Estado do Tocantins, Estellamaris Postal, que em sua fala, enfatizou a importância de defensoras e defensores públicos no contato diário com a população do interior, desenvolvendo ações efetivas para as demandas de cada localidade. “Nada melhor do que vocês que estão pela região, atuando no dia a dia, sentindo o que precisa ser feito. Essa proximidade sem dúvidas reflete no trabalho oferecido e na vida dos nossos assistidos. O que vocês precisarem do nosso apoio, contem conosco” disse Estellamaris.
Também estavam presentes na posse o 1º subdefensor público-geral, Danilo Frasseto Michelini, e o diretor do Núcleo Regional da DPE-TO de Porto Nacional, defensor público Marcello Tomaz de Souza.
Nuamac
O Nuamac é responsável por congregar estudos, pesquisas, postular nas causas coletivas e promover a orientação de todos os Defensores Públicos no que tange, notadamente, à tutela coletiva dos direitos sociais; culturais; da infância e juventude; do consumidor; da saúde; do meio ambiente; econômicos; penitenciários; humanos; fundiários; do idoso e da pessoa portadora de necessidades especiais.