O Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), visitou nesta quarta-feira, 30, a sede de duas associações de catadores de materiais recicláveis, localizadas na região norte de Palmas.
A coordenadora do NDDH, defensora pública Franciana Di Fatima Cardoso, esteve na Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sólidos de Palmas (Ascamares) e na Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Centro-Norte de Palmas (Ascampa).
Segundo a Defensora Pública, as visitas fazem parte do trabalho do NDDH para acompanhamento da regularização das Associações e reconhecimento do trabalho prestado pelos catadores e catadoras à população e ao meio ambiente de Palmas.
Desafios
Durante a visita da equipe da Defensoria Pública, a presidente da Ascamares, Maria Liduina Ferreira da Silva, relatou a falta de um espaço mais amplo para o trabalho, materiais de proteção individual e a da falta de colaboração da população. “Se a população separar os recicláveis dos lixos já ajuda, pois, se tem um saco que a população coloca o reciclável e restos de comida aí já estragou o material e não serve mais pra gente”, disse a Catadora.
Já na Ascampa, que ainda se recupera do incêndio sofrido em novembro do ano passado, as demandas são por maquinários, materiais de proteção individual e apoio do poder público, conforme relatos do presidente Jucian Rodrigues.
“Nossa máquina de prensa é cedida, a tenda também é cedida e o espaço é uma concessão que nós temos; depois do incêndio a gente tem direcionado os catadores para outras associações para que eles não fiquem sem trabalho. Mas o ideal mesmo é que nós tivéssemos um espaço, no setor industrial, por exemplo, em que pudéssemos trabalhar de maneira colaborativa e segura”, frisou Jucian.
Providências
Franciana Di Fátima informou que todas as informações coletadas nas visitas desta quarta-feira farão parte de um relatório que será encaminhado ao poder público municipal e demais órgãos competentes para que as medidas adequadas sejam adotadas.