A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), participou da reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp), realizada no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (Cicce), na terça-feira última, 19. Esteve presente a coordenadora NDDH, defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa.
Presidido pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, o momento serviu para debater os resultados do primeiro semestre na área da segurança e medidas contra a violência no trânsito.
Durante o encontro, Franciana Di Fátima solicitou a inclusão, na pauta da próxima reunião de amplo debate, questões como: a estruturação e o funcionamento dos Institutos de Medicina Legal (IML), diante da precarização dos serviços causada pela falta de profissionais, o que tem comprometido o atendimento à comunidade, inclusive a realização de exames de corpo de delito em algumas localidades; a política de enfrentamento da letalidade decorrente de confrontos policiais; e a viabilização, pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, do processo de implantação das câmeras corporais no policiamento ostensivo.
Na oportunidade, a Coordenadora do NDDH também destacou a importância do Conselho Estadual de Segurança Pública debater as estratégias para enfrentamento dos índices de letalidade em confrontos policiais, promovendo mais transparência nas atividades de segurança pública através das câmaras corporais.
Edição de texto: Gisele França/Comunicação DPE-TO