Matéria atualizada dia 14/12/2022 às 15h47
A unidade móvel de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve na manhã de sábado, 27, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Taquari, na região Sul de Palmas. Pessoas hipossuficientes que residem na região foram atendidas gratuitamente e participaram de palestras com assuntos ligados à área do consumidor como problemas com prestação de serviços ao consumidor, como planos de saúde, água, energia, telefonia, seguros em geral, cartões de crédito e empréstimos bancários, além de compras de produtos diversos.
O atendimento é uma iniciativa do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon).
Os atendimentos foram prestados pelo coordenador do Nudecon, defensor público Ronaldo Ruela; pelos defensores públicos Freddy Alejándro Solórzano Antunes e Edivan de Carvalho Miranda; além de servidores e servidoras da Defensoria Pública.
Uma dona de casa que reside bem próximo ao Cras chegou antes do horário do atendimento e foi uma das primeiras assistidas. Ela tem um problema de saúde e passa por dificuldades em conseguir atendimento adequado, há quase um ano. “Eu preciso urgente de atendimento, é difícil sentar, é difícil dormir, vou e volto para o SUS, aguardo prazo, mas enquanto isso o meu problema vai se agravando. A Defensoria Pública está sendo agora a minha esperança, o meu socorro e eu tenho fé de que agora vou conseguir atendimento”, expressou a assistida.
Uma cobrança indevida de conta com desconto em conta pessoa também foi o motivo de um dos atendimentos prestados. “Não sei como essa conta veio parar em meu nome e estão descontando todo mês, o valor do desconto é baixo, mas pra gente que não tem dinheiro, qualquer centavo faz diferença”, adiantou um aposentado.
Segundo o Coordenador do Nudecon, o itinerante possibilita que moradores que residem em localidades distantes tenham o atendimento da Defensoria Pública. “Esse atendimento é essencial para pessoas que não têm condições de se locomoverem, que residem muito longe da sede da instituição, que fica no centro. Ações como essa possibilita estarmos mais próximos do nosso público-alvo”, declarou Ronaldo Ruela.
Convênio
O veículo é fruto de um convênio da Defensoria Pública com o Governo Federal, para uso do Nudecon, em Palmas, pelo período de um ano por meio do convênio. O objetivo são atuações itinerantes relacionadas à defesa dos direitos do consumidor.