Acompanhado de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais de vários estados, o defensor público-geral do Estado do Tocantins (DPE-TO), Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, realizou hoje, 17, uma visita técnica às novas instalações da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Brasília (DF). O espaço institucional na Capital Federal é sede da atuação de defensoras e defensores públicos junto aos tribunais superiores, sendo um ponto estratégico, ainda, para a atuação da Gestão Superior em pautas relacionadas à Defensoria Pública e ao Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), entidade que tem Pedro Alexandre como vice-presidente.
“A gente sempre luta para levar a Defensoria Pública nos locais mais distantes, lá no Araguaia, lá nos Babaçuais, nos Quilombos, nos Assentamentos, e estarmos aqui mostra que os nossos assistidos vão ter uma defesa digna e de qualidade em todas as instâncias: desde o primeiro atendimento, na localidade em que estão, até a última sustentação oral nos Tribunais Superiores. Esse é um compromisso da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e da Defensoria Pública brasileira de fazer com que os assistidos, as pessoas que mais precisam, tenham vez e voz no estado brasileiro”, disse Pedro Alexandre.
Diretora do Núcleo Regional da DPE-TO em Brasília, a defensora pública de Classe Especial Leilamar Maurílio de Oliveira Duarte destacou o trabalho de excelência que a Instituição tem oferecido a todas e todos os assistidos: “Hoje a Defensoria Pública do Tocantins, como todas as Defensorias do Brasil, vem conseguindo fazer isso muito bem. Trazendo as demandas dos rincões do Tocantins, dos quilombolas, dos indígenas, somos essa voz que chega aqui nas instâncias superiores.”
Do Tocantins, o defensor público da Classe Especial Kita Maciel também prestigiou a visita técnica. Acompanharam a agenda oficial: a presidente do Condege, Luziane Castro [MT], e outros membros do Colegiado, que estão em Brasília para agenda institucional.