Como parte da campanha nacional que estabelece o mês de maio como o de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, conhecida como "Maio Laranja", a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou ações educativas voltadas à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, nos municípios de Monte do Carmo e Palmas.
Nudeca
Na quinta-feira, 8, o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) promoveu uma palestra para alunos do Colégio Estadual Padre Gama, em Monte do Carmo, destinada a estudantes do 7º e 8º ano. A atividade foi realizada na Câmara Municipal e conduzida pela coordenadora do Nudeca, a defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza Falcão Queiroz. Utilizando slides, e com perguntas e respostas em grupo, a palestra buscou facilitar o aprendizado e estimular a participação dos 62 alunos presentes.
“Acredito que, atualmente, os adolescentes precisam de novos estímulos para o aprendizado, algo que vá além do modelo em que um fala e o outro só escuta. Por isso, optamos por uma abordagem mais leve, com dinâmicas e interação, para que a mensagem realmente fosse assimilada”, explicou a Elisa Maria.
A coordenadora do Nudeca também alertou sobre a vulnerabilidade social na cidade. “Esse momento é ainda mais importante porque está chegando uma mineradora à região, com previsão de cerca de dois mil trabalhadores. Conscientizar principalmente as meninas sobre os riscos da exploração e do abuso sexual é uma medida preventiva essencial, especialmente em uma cidade com elevado índice de famílias em situação de vulnerabilidade”, concluiu a Defensora Pública.
Defensoria nas Escolas
Na manhã desta sexta-feira, 9, a Escola Municipal de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello “Dona Lindu”, do bairro Aureny III, em Palmas, recebeu a primeira ação do projeto Defensoria Pública nas Escolas em 2025. A atividade foi promovida pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) voltada para alunos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A palestra foi ministrada pela psicóloga e coordenadora da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, Dayelly Borges do Nascimento, com apoio da gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, Sônia Maria de Souza Ribeiro. De forma lúdica, foi apresentado o livro infantil “Não me toca, seu boboca”, que aborda a violência sexual.
A apresentação incluiu ainda a metodologia do “semáforo do toque”, que ensina as crianças a identificar e reagir a situações de desconforto e violação de limites.
“O objetivo é conscientizar as crianças sobre a proteção do próprio corpo, fortalecer os vínculos de confiança com adultos responsáveis e ampliar o conhecimento sobre a rede de proteção. A gente busca sempre uma linguagem adequada para que elas compreendam a importância do tema”, destacou Dayelly Nascimento.
A orientadora da Escola, Marizete Carvalho, reforçou a relevância da parceria. “Acredito que vamos ter resultados muito positivos com essas palestras. As escolas são carentes de iniciativas como essa, que vêm somar em meio às muitas demandas que enfrentamos. Nosso número de alunos é grande, e toda ajuda é bem-vinda, principalmente quando vem de instituições sérias como a Defensoria Pública”, concluiu.