edit Editar esse Conteúdo

Defensoria realizará ciclo de palestras sobre “Judicialização das Relações Familiares”

Publicado em 26/08/2022 09:04
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Defensoria realizará ciclo de palestras sobre “Judicialização das Relações Familiares”

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizará, no dia 15 de setembro, um ciclo de palestras que terão como tema principal “Judicialização das Relações Familiares”. O evento, que será virtual, é uma realização da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e da Equipe Multidisciplinar da DPE-TO.

Segundo a Esdep, a intenção é promover o aprimoramento cultural e profissional, a atualização e a especialização do conhecimento dos membros, servidores(as) e estagiários(as) da Defensoria Pública, bem como do público externo, promovendo a elevação dos padrões técnicos e científicos dos serviços prestados à sociedade. “O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre a relação entre família, cuidado, violência e judicialização em uma perspectiva interdisciplinar”, destaca a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro.

Para a coordenadora da Equipe Multidisciplinar da DPE, a psicóloga Gabriela Gabriela Fernandes Maximiano, falar sobre essa temática é um debate necessário. “Eventos como estes consistem em importante instrumento de conscientização acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos em nosso ordenamento jurídico, em consonância com a importante missão constitucional atribuída à Defensoria Pública de promover os direitos humanos”, declarou.


Programação


Dia 15 de setembro, das 8h30 às 11h30

Transmissão on-line pela Plataforma Youtube

Evento com carga horária de: 3 horas


Programação:

8h30 às 8h40

Abertura

Diretora Geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro


8h40 às 9h10

Tema 1: Alienação familiar: aspectos clínicos e jurídicos.

Psicóloga clínica e jurídica, Dra. Sandra Baccara


9h10 às 9h40

Tema 2: Alienação parental e falsas denúncias nas Varas de família: judicialização de conflitos e adoecimento no sitema de (in)justiça.

Psicóloga da DPE-SP, Dra. Paula Rosana Cavalcante


9h40 às 10h20

Tema 3: O avesso do direito: contribuições sobre o debate da judicialização das políticas públicas no contexto socioeconômico atual.

Assistente Social DPE-SP, Ma. Luiza Aparecida de Barros


10h20 às 10h50

Tema 4: O trabalho do Analista Judiciário-Pedagogo para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no âmbito do TJ-PA.

Pedagoga do TJ-PA, Esp. Angélica Lídia Freire Lopes Fonseca


Mediação: Defensor Público DPE-TO, Esp. Leonardo Oliveira Coelho


10h50 às 11h30

Debate

keyboard_arrow_up