edit Editar esse Conteúdo

Jovens tocantinenses terão Caravana da Diversidade Sexual

Publicado em 04/08/2017 07:01
Autor(a): Ascom Seciju
Jovens tocantinenses terão Caravana da Diversidade Sexual - Foto: Divulgação

A defensora pública Maria do Carmo Cota representou a Instituição na abertura da Semana da Diversidade Sexual do Tocantins, na noite da última quinta-feira, 3, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em Palmas.A programação acontece de 02 a 06 de agosto com o bjetivo de priorizar as temáticas de sexualidade e gênero e proporcionar espaço de discussão e conhecimentos sobre as especificidades da população LGBT.

Na ocasião, também foi lançada a Carvana da Diversidade Sexual, desenvolvida pela Gerência de Proteção e Políticas da Diversidade Sexual da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), e que será realizada conjuntamente com a Caravana da Juventude, quem vem sendo desenvolvida pela Superintendência da Juventude da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A Semana se iniciará na quarta-feira, 02, com a participação do movimento LGBT, Movimentos de Negros e Movimento Feminista na 1ª Semana de Integração da Enfermagem que acontecerá das 08 às 19h, no campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio de parceria com a comissão organizadora da Semana de Enfermagem. Já na quinta, 03, a palestra de abertura oficial terá o tema “Direto, Diversidade e as Novas Composições Familiares” e será ministrada pela Vice-Presidente da comissão de defesa dos Direitos da criança e do adolescente da OAB/TO, Drª Nayara Ayres.

Nos demais dias, haverá ainda Simpósio, evento Miss LGBT e, no sábado, 06, a Semana será encerrada com atividades que promovam a visibilidade da comunidade LGBT, na Praia da Graciosa. Todos os eventos serão abertos.

Para a gerente estadual de Políticas de Proteção da Diversidade Sexual e membro da Comissão Organizadora, Jully Anna Santana, foco é trabalhar o diálogo. "Nós queremos tratar dessas temáticas de maneira leve e elucidativa. É preciso trabalhar o diálogo com e entre a sociedade para que consigamos diminuir os índices de violência em detrimento do preconceito sociocultural contra a população LGBT", explicou. 

É importante ressaltar que a comissão organizadora está recolhendo doações de roupas, calçados e alimentos não perecíveis que serão revertidas para a Casa 8 de março, que recebe mulheres LBTs vítimas de violência ou em situação de vulneravilidade social. Quem tiver interesse em doar pode entrar em contato com a Gerência de Promoção e Proteção da Diversidade Sexual do Tocantins, através do telefone 3218-2262 ou com a Associação da Semana da Diversidade Sexual do Tocantins pelo (63) 99237-4905.

A Comissão Organizadora da Semana de Diversidade Sexual é composta por representantes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), Prefeitura Municipal de Palmas, Instituto Equidade do Tocantins, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Movimento Universitário da Diversidade Afetivo Sexual da Universidade Federal do Tocantins e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). 

keyboard_arrow_up