Estudantes da rede pública da Capital, que integram a Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap), estiveram na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, nessa segunda-feira, 26. Eles foram recebidos pelo Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca).
Na companhia da coordenadora auxiliar do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Sousa Falcão Queiroz, e da analista jurídica Márcia Ayer, os adolescentes, professores e assistente social da Asap visitaram vários setores da Instituição, como os Núcleos Especializados, Diretoria de Tecnologia de Informação e a Equipe Multidisciplinar.
Na ocasião, a Defensora Pública explicou a atuação da DPE-TO, os principais tipos de atendimentos, perfil de assistido, canais de comunicação e atendimento, além de projetos de educação em direitos voltados à comunidade, dentre outras orientações. “Foi um prazer receber esses alunos, mostrar como é desenvolvido o nosso trabalho”, descreveu a Coordenadora em Auxiliar do Nudeca.
A visita à sede da DPE-TO foi uma iniciativa da Asap e, de acordo com a pedagoga da Associação, Judite da Rocha, tem a finalidade de apresentar aos atendidos os órgãos que integram a Rede de Proteção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. “Eu já conhecia a Defensoria Pública, inclusive já realizamos algumas atividades em parceria, porém, me surpreendi ao desenvolver uma atividade de ensino e perceber que eles não conheciam as instituições da rede de proteção e de direitos da criança”, relatou.
A assistente social da Asap, Naira Araújo Soares complementou que a visita foi essencial para que sses estudantes pudessem não só conhecer o trabalho desenvolvido pela Instituição como também contar com a Defensoria quando necessário.
Estiveram presentes alunos das instituições de ensino de Palmas Darcy Ribeiro, Carolina Campelo, Colégio Militar (Unidades 1 e 2), e de Porto Nacional a Escola Família Agrária (EFA) e Colégio Beira Rio. Eles estavam acompanhados do Diácono Permanente da Asap, Aldeci Carvalho dos Santos.