edit Editar esse Conteúdo

Instituições de Longa Permanência e violência patrimonial são debatidas em seminário da DPE-TO

Publicado em 03/10/2023 17:53
Autor(a): Wanda Citó/estagiária sob supervisão da coordenadora de Jornalismo Gisele França
Pessoas idosas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas participaram das atividades - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Matéria atualizada às 17h54

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado anualmente todo dia 1° de outubro, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou o “Seminário da Pessoa Idosa”. Durante toda esta terça-feira, 3, pessoas idosas se reuniram no auditório da Instituição para debater sobre pontos sobre as Instituições de Longa Permanência (ILPI’s) e violência patrimonial.

Realizado pelo Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, em conjunto com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e com o Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), o evento propôs orientar os participantes sobre os direitos legais da pessoa idosa e absorver das representações presentes as principais carências dessa parcela da população.

Para o coordenador do Nuamac de Palmas, defensor público Neuton Jardim dos Santos, a atividade foi um momento oportuno para ampliar o debate acerca das dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas, além de conectar a Defensoria Pública aos protagonistas dessa luta.

“Buscamos pessoalidade, poder escutar sobre problemas vividos no dia a dia, aproximar à Instituição das demandas e inquietudes dessa população. Esse é o objetivo da Defensoria, ouvir, receber e acolher como prioridade as pessoas nessa condição”, destacou o Defensor Público.

Durante o seminário a professora doutora Neila Barbosa Osório e o professor doutor Luiz Sinésio Silva Neto falaram sobre ILPI’s e o advogado Cristian Sendic Sudbrack e o delegado Ricardo Real de Castro falaram sobre violência patrimonial. As mediações foram feitas pela conselheira municipal Sandra Maria Ribeiro Leitão e pelo conselheiro municipal Claudiney Leite de Souza.

Estiveram presentes alunas(os) da Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (DPE-TO), pessoas idosas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas, a secretária de Assistência Social de Palmas, Adriana Aguiar, e representantes de ILPI’s.

keyboard_arrow_up