A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou de atendimento do projeto “Caravana Todas Fortes por Elas”, realizado na sexta-feira última, 16, no Centro de Ensino Médio Indígena Karajá-Xambioá, localizado na Aldeia Kurerê, zona rural do município de Santa Fé do Araguaia.
Participou da ação a equipe do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) da DPE-TO de Araguaína, formada pelo o coordenador do Núcleo, defensor público Sandro Ferreira Pinto, e a assessora Gabriela Monteiro.
De iniciativa do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, o projeto tem como objetivo articular e promover o fortalecimento de políticas públicas e a criação de novos organismos a fim de garantir os direitos das mulheres.
Para Sandro Ferreira, iniciativas como essas são importantes, considerando a dificuldade de deslocamento que muitas vezes essa população enfrenta para ter acesso às sedes das intuições e aos serviços oferecidos. “A mobilização do Estado e das instituições parceiras até as aldeias garante o exercício do direito de cidadania a esses povos originários”, disse.
A programação contou com apresentações artísticas de crianças da aldeia, rodas de conversa sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, emissão de documentos, atendimento odontológico, oficinas para as mulheres, cortes de cabelos, dentre outros.
O projeto contou ainda com a parceria da Faculdade de Ciência do Tocantins (Facit-TO), Secretaria dos Povos originários e Tradicionais, Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Agricultura e Pecuária, e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.