Promovendo o acesso à justiça a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) na Aldeia Jk, na Ilha do Bananal, para prestar orientação e atendimento jurídico aos indígenas Karajá da região. A ação iniciou hoje, 7, e segue nesta quarta-feira, 8.
Integram a equipe da Defensoria Pública a coordenadora do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), defensora pública Letícia Amorim, o coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, Iwace Antônio Santana, e servidoras(es) da Instituição.
A ação oferta assistência jurídica gratuita em diversas áreas, como Família e Sucessões, Criminal, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fazenda Pública, Moradia, Saúde, Juizado Especial Criminal e Direitos Humanos.
Defensoria Itinerante
Desenvolvido pela DPE-TO, o Programa oferta acesso à justiça, por meio de orientações jurídicas gratuitas a pessoas de baixa renda de cada localidade visitada.
Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto [feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo], a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios.
Edição de texto: Gisele França / Comunicação DPE-TO