A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou nesta terça-feira, 11, a inauguração das novas instalações, em Brasília (DF), do Núcleo de Atuação Presencial junto aos Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG).
O defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, representou a Instituição, acompanhado das defensoras públicas de classe especial Leilamar Maurílio de Oliveira Duarte – diretora Regional da Defensoria Pública do Tocantins em Brasília (DF) e Maria do Carmo Cota; e da defensora pública Karla Letícia de Araujo Nogueira - presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto).
Conforme informações da DPMG, o Núcleo tem a atribuição de fazer a defesa das assistidas e assistidos da Instituição no âmbito dos Tribunais Superiores e participam de uma atuação estratégica institucional por meio de seu trabalho no Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (Gaets).
Em seu pronunciamento, a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, disse que 40% dos habeas corpus oriundos de Minas Gerais que são providos no Supremo Tribunal Federal (STF) têm atuação da Defensoria Pública mineira. (Com informações da DPMG)