Dentro da programação do III Congresso de Direitos Humanos da Defensoria Pública, a Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Paraíso do Tocantins promoveu, na quarta-feira última, 16, a palestra “Igualdade Racial e Direitos Humanos”. A atividade foi desenvolvida no Colégio Militar do município, que fica a 61 km de Palmas.
Ao todo, cerca de 120 alunos dos 1º e 2º ano do Ensino Médio da unidade pública de ensino participaram da apresentação, que foi conduzida pela assistente social Maria de Jesus Jardim dos Reis e pela psicóloga Nilda Belo Morais.
Conforme explica Nilda Morais, a atividade possibilitou que fosse passado aos participantes a importância da discussão e do combate às desigualdades.
“Não existe lugar melhor que a escola para esclarecer e conscientizar temáticas como essas, pois é na escola que se formam cidadãos para a sociedade e se quebram paradigmas e concepções racistas e preconceituosas. Na palestra foi possível eles entenderem, de fato, o que é racismo, como distinguir o termo ‘raça’, o que são ações afirmativas, a Lei de cotas étnico-raciais e o que a Declaração dos Direitos Humanos proclama a respeito do assunto e faz para combater as desigualdades no âmbito jurídico”, contou a Psicóloga.
Segundo Maria de Jesus, foi proposto um momento de reflexão a respeito do que é possível a cada um fazer para contribuir para que o preconceito, a discriminação e as desigualdades venham diminuir; qual é a contribuição pessoal de cada um neste processo.