Homenagens, orações, palavras de conforto e muita emoção marcaram a despedida do servidor da DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins Marcelo Ribeiro, com velório, culto fúnebre e sepultamento. Além dos familiares e amigos, as solenidades para despedida contaram ainda com colegas de trabalho da DPE-TO e Defensores Públicos. Marcelo Ribeiro, 37 anos, faleceu na tarde de quarta-feira, 24. Ele era casado com Lídia Balduíno e deixa três filhos - Analice (12 anos), Gabriela (14) e Miguel (5 meses).
No culto fúnebre, que aconteceu no templo da Assembleia de Deus Madureira, igreja da qual Marcelo e familiares eram membros, compareceram mais de 700 pessoas. A programação foi intercalada com depoimentos de familiares e amigos, louvor com o Ministério de Música da Aderp 12, vídeos de fotos de momentos especiais de Marcelo (família, igreja, lazer, trabalho) e com o Coral Canto Nobre, formado por Servidores da Defensoria Pública do Tocantins.
Luta
“Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.” A passagem bíblica de 2 Timóteo foi referência na maior parte dos discursos em homenagem à Marcelo Ribeiro, que lutou com excelência pela vida, surpreendendo até mesmo aos médicos que o acompanhava. “Alguns médicos estavam desenganados ainda no tratamento do câncer, eles mesmos concordavam conosco que a recuperação do Marcelo era um milagre”, contou o pastor Irisvan Nunes, da Assembleia de Deus Madureira, ao relembrar que Marcelo Ribeiro superou com sucesso o tratamento de um linfoma na garganta, mas posteriormente teve uma pneumonia grave e uma parada cardíaca.
Na pregação em homenagem à Ribeiro, o pastor fez referência a uma viagem, onde todos obrigatoriamente estamos em algum vagão. “Toda viagem tem o dia de partida e o dia de chegada. Nós fomos surpreendidos com a notícia de que já estava na hora e na estação do Marcelo desembarcar. Resta-nos não ficar tristes pela sua partida, mas contentes pelo privilégio de termos viajado juntos com o Marcelo no mesmo vagão e temos aproveitado cada momento dessa viagem que nos foi concedido de viajar juntos”, disse Irisvan Nunes, ao lembrar do discípulo que já assumiu várias missões na igreja, como líder de jovens, secretário de evangelismo e missões, professor e coordenador da Escola Bíblica, pregador da palavra de Deus e vice-presidente da igreja.
A sogra de Marcelo Ribeiro, Hilda Balduíno, citou a passagem Eclesiates 3.1-2 para relembrar que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de se arrancar aquilo que plantou...” como forma de conforto aos amigos e familiares. “Eu hoje perdi um filho, mas eu estou muito feliz por ver essa igreja cheia e ter ainda mais certeza do quanto Marcelo era amado e do quanto ele nos amou, até os seus últimos dias. Pregar o evangelho na cama de UTI e evangelizar os seus parentes que ali estavam e a equipe de enfermagem nos prova que ele foi um servo fiel até o seu último instante e é essa imagem que iremos eternizar dele”, concluiu a sogra.
Defensoria
Marcelo Ribeiro ingressou na Defensoria Pública do Tocantins como servidor efetivo em maio de 2013, trabalhava como coordenador de projetos e estava lotado na Diretoria de Planejamento, em Palmas. Em virtude de seu falecimento, foi decretado na Instituição luto por três dias. Presente no culto fúnebre, o defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, estimando paz e conforto.
O presidente do Sisdep – Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Tocantins, Renan Freitas, lembrou que Marcelo era um Servidor dedicado e amado entre os colegas de trabalho. “Eu poderia passar a tarde inteira lembrando do quão especial era o Marcelo, mas nesse momento de dor e consternação só cabe a nós pedir que Deus dê paz e conforto a sua família. Nós da Defensoria Pública agradecemos imensamente o tempo que pudemos com ele conviver, sempre lembraremos de seu profissionalismo, competência, lealdade aos colegas de trabalho e obediência, pois com certeza o nosso amigo já está ao lado do Senhor cumprindo a sua nova missão”, relatou.
Servidores da Defensoria Pública, os Membros do Coral Canto Nobre cantaram as canções “Sonda-me, Usa-me” e “Deus de Promessas”, além de uma adaptação da canção “Amigos para Sempre” (Jayne) composta pelos próprios integrantes do Coral:
Nós compartilhamos de um amor
Enriquecido pelo tempo que passou
Dos nossos momentos, saudades
Nós que nos caminhos dessa vida
Nos conhecemos desde o início
E assim segura a mão de Deus, amigo
É neste dia que queremos lhe dizer
Que nosso coração tristeza já não há
Um sentimento bate forte por você
AMIGOS PARA SEMPRE
Amigos para sempre é o que nós iremos ser
Na primavera ou em qualquer das estações
Nas horas tristes, nos momentos de prazer
AMIGOS PARA SEMPRE