O defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e o 2º subdefensor público-geral do Estado, Danilo Frasseto Michelini, entregaram oficialmente, nesta quarta-feira, 18, as obras de reforma e ampliação dos espaços da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. A visita técnica aos novos espaços – ampliados e reformados – contou com a presença de membras(os) e servidoras(es) da Instituição.
Pedro Alexandre agradeceu o empenho: “Foi um trabalho de defensoras, defensores, servidoras e servidores no comprometimento de não deixar desperdiçar recursos públicos, que são oriundos do nosso honorário de sucumbência, que proporcionaram essas melhorias, então fica o meu registro de agradecimento às nossas equipes que têm trabalhado nessa arrecadação”.
O Defensor Público-Geral também fez deferência à gestão administrativa da DPE-TO, agradecendo, ainda, todos as servidoras e servidores que estiveram diretamente envolvidos nos processos administrativos relacionados à reforma da sede de atendimentos. Parte dos servidores da área técnica de obras da Instituição estiveram presentes.
Pedro Alexandre também lembrou que algumas das adequações são resultados do trabalho da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) da DPE-TO, que tem por premissa fiscalizar, planejar, elaborar e acompanhar, entre outras atividades, os projetos arquitetônicos de acessibilidade e inclusão dos prédios da Defensoria Pública.
Diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Palmas, Fabrício Barros Akytaya ressaltou a importância das melhorias no prédio. “As reformas trouxeram conforto tanto para o assistido quanto para os nossos servidores e não só para o trabalho, mas para as horas livres também, criando áreas de convivência, criando espaços onde os servidores e os assistidos podem esperar por seu atendimento com mais conforto em um ambiente mais acolhedor”, disse.
A sede de atendimentos fica na avenida Theotônio Segurado, ao lado do Fórum. A reforma no prédio teve como foco promover melhorias estruturais, conforto, acessibilidade e segurança tanto para as pessoas que buscam atendimento, quanto para os profissionais da Instituição.
Reforma e ampliação
As obras, que tiveram um investimento de cerca de R$ 720 mil, incluem a reforma do auditório com foco na acessibilidade, incluindo rampas, sinalização tátil e visual, além de melhorias na identidade visual e no conforto do ambiente.
Houve, ainda, reforma da fachada principal, paisagismo e adequações com piso tátil, também na área externa, para auxiliar pessoas com deficiências visuais, além de rampas de acesso e corrimão.
Foi implantada uma guarita para controle de acesso de veículos ao estacionamento interno; remarcação e reorganização do estacionamento subsolo; construção de novos estacionamentos nas laterais e fundos da unidade, totalizando 44 vagas para carros e 12 para motos; instalação de um espaço com dois banheiros e chuveiros, juntamente com uma área de descanso e convivência para o uso de servidores nos intervalos de trabalho; e impermeabilização do pátio interno com aplicação de manta asfáltica.
Também participaram da entrega das obras o corregedor-geral da Defensoria Pública, Neuton Jardim dos Santos; o assessor especial de Relações Institucionais da DPE, defensor público Marcello Tomaz de Souza; a diretora-geral da DPE-TO, Débora Cristina Ferreira; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), defensora pública Karla Letícia de Araújo Nogueira; o presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), Richards Bruno Rodrigues, entre membras(os) e servidoras(es).
Edição: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO