Mostra faz parte do 1º Feirão da Saúde Integral Universitária, por meio do Programa de Promoção à Vida e à Saúde - Mais Vida da UFT
A partir desta segunda-feira, 10, até a próxima quarta-feira, 12, a exposição fotográfica “Desatando Nós”, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), estará disponível para visitação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Miracema, município localizado a 78 km da Capital. A mostra está no bloco administrativo da UFT (campus Warã) e integra a programação do 1º Feirão da Saúde Integral Universitária, por meio do Programa de Promoção à Vida e à Saúde - Mais Vida da UFT.
Organizada pela DPE-TO, sob coordenação geral do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), a Exposição mostra histórias de superação de violência doméstica de cinco assistidas da Instituição. As fotos são da repórter-fotográfica Loise Maria.
O defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos, foi um dos primeiros a visitar a Exposição em Miracema. “É importante que essa mostra fotográfica seja itinerante para que mais pessoas possam conhecer as histórias de superação e saber, por meio dessas histórias, que podem contar com a Defensoria Pública”, destacou.
Para o professor de psicologia da UFT e coordenador do programa Mais Vida da UFT, Carlos Mendes Rosa, a Exposição vai colaborar com o Feirão da Saúde Integral Universitária: “É fundamental que as pessoas daqui da Universidade, principalmente do campo de Humanas, conheçam estas histórias de superação, de vitória e de elaboração de traumas do passado. E fazer isto através, especialmente, da arte é muito importante, porque ela é um mecanismo que, hoje, está se apresentando como uma das formas mais privilegiadas de resistência a toda esta dinâmica autoritária e conservadora que nós estamos encontrando no cenário nacional”, destacou.
Desatando Nós
A Mostra reúne 22 fotografias de mulheres atendidas pelo Nudem. São elas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira.
Supervisora da Exposição e coordenadora do Nudem, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso considera que a Exposição é importante para levar à sociedade, também por meio da arte, o debate e a discussão sobre a violência contra as mulheres.
“Desatando Nós” conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Palmas. Já passou pelo Capim Dourado Shopping e Assembleia Legislativa, ambos em Palmas.
Ficha técnica
Realização: Defensoria Pública do Estado do Tocantins / Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem)
Parceiro: Senac Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial / Sistema Fecomércio
Apoio 1ª edição: Capim Dourado Shopping e Lady Lord Cabeleireiros e Estética
Proposta: André Araújo Nascimento, Loise Maria / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes / Nudem
Supervisão: Franciana Di Fátima Cardoso – defensora pública e coordenadora do Nudem
Fotografia e seleção de fotos: Loise Maria
Direção e produção fotográfica: Loise Maria e Catarina Maria de Lima Lopes
Mulheres fotografadas: Divina Helena Gomes da Silva, Francisca Maria Fernandes da Luz, Luziene Batista Pereira, Maria Marcileia Gomes Contreiras Saldanha e Mônica Negrão Teixeira
Texto e apresentação: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Designer gráfico: Vinicius Sá / Comunicação DPE-TO
Edição de imagens: Loise Maria e Vinicius Sá
Pesquisa de conteúdo e criação: Patrícia Ströher / Comunicação DPE-TO e Catarina Maria de Lima Lopes
Locação: Estúdio de Fotografia / Senac Palmas
Maquiagem e produção: estudantes do curso de Maquiagem e Cabelo do Senac Palmas, sob supervisão de Fátima Luzia da Cunha Neves (técnica em Educação Profissional) e Virgínia Lígia Rezende (instrutora)
Apoio institucional / Senac: Lunáh Brito Gomes (diretora regional) e Dirce Betânia Faustino (gerente de Educação Profissional)
Organização: DPE-TO / Nudem