É realizada, hoje, 16, e amanhã, 17, em Imperatriz (MA), a etapa regional do projeto Defensorias nos Babaçuais, uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizada conjuntamente com as Defensorias Públicas do Maranhão (DPE-MA), Pará (DPE-PA) e Piauí (DPE-PI) e o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) para uma ação integrada de promoção de educação em direitos e acesso à Justiça às mulheres quebradeiras de coco babaçu e suas famílias.
As atividades da etapa regional incluem o público-alvo de todos os Estados envolvidos e são sediadas na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), em Imperatriz.
Idealizadora do Projeto, a coordenadora do Núcleo Especializado de Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra), defensora pública Kênia Martins, explica que a etapa regional é ponto culminante do “Defensorias nos Babaçuais”, incluindo atividades e debates relacionados à 30ª Conferência das Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as mudanças climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém (PA) no próximo mês.
O "Defensorias nos Babaçuais" conta com a parceria do Brasil/governo federal por meio do Ministério das Mulheres e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por meio da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável. Conta, ainda, com a parceria do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
Também são parceiros na etapa regional: Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e Uemasul.
Ainda hoje, no nosso site, a cobertura completa do primeiro dia da etapa regional do Projeto. Acompanhe também nas nossas redes sociais.