A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou na noite dessa terça-feira, 16, com a presença da defensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal, a posse dos ministros Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski na presidência e vice-presidência da Corte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade aconteceu no plenário do órgão, em Brasília (DF).
Estellamaris Postal estava acompanhada do presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior, e Defensoras e Defensores Públicos-Gerais de vários estados. A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de representantes de embaixadas e de convidados dos empossados.
No discurso de posse, Alexandre de Moraes destacou o papel da Justiça Eleitoral na garantia do exercício da democracia no Brasil e a importância do combate à desinformação para assegurar a liberdade das eleitoras e dos eleitores na manifestação da vontade nas urnas. “Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, declarou.
Corte
O novo presidente do TSE conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2024. A ele caberá presidir as Eleições Gerais de 2022 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito municipal. O ministro Ricardo Lewandowski se aposentará em maio de 2023, quando será sucedido na Vice-Presidência pela ministra Cármen Lúcia.