As últimas atividades realizadas pela Defensoria Pública do Tocantins e novas ações a serem desenvolvidas foram os assuntos destacados pela defensora pública-geral, Estellamaris Postal, na segunda reunião bimestral com os Defensores Públicos do Estado. A reunião, que foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Secretaria da Cidadania e Justiça, em Palmas, contou com a participação de 26 defensores públicos, além da corregedora geral Aldaira Parente Moreno Braga.
Na reunião, a defensora pública-geral, Estellamaris Postal comunicou a chegada na próxima semana de seis veículos, modelo opala, doados para a Defensoria Pública do Estado do Tocantins pela Defensoria Pública da União. “Além dos carros, a Defensoria Pública do Tocantins deverá receber, em breve, cerca de 20 computadores também doados pela Defensoria da União”, adiantou.
Entre as principais conquistas da Defensoria nos últimos meses, Estellamaris frisou a posse dos 15 novos defensores públicos que já estão atuando nos municípios, citou a instalação da sede da Defensoria Pública em Formoso do Araguaia, a realização do programa ‘Justiça ao Alcance de Todos’, em Dueré, e ainda ressaltou a importância da Adpeto - Associação dos Defensores Públicos do Estado que elegeu nova diretoria no dia 22 de março. “Associação tem administração própria, mas precisamos andar juntas, para assim, conseguirmos os benefícios que necessitamos. Desenvolvendo ações em comum, traremos grandes conquistas para a Defensoria Pública”, disse Estellamaris Postal.
A Defensora Pública-Geral também informou sobre as resoluções número 003 e 004 do Conselho Superior que estabelecem os pontos facultativos no âmbito da Defensoria e a estruturação da Assessoria de Comunicação enfocando a criação do jornal informativo e novo site da instituição a serem lançados no mês maio.
Ao final da reunião, Estellamaris Postal entregou uma menção elogiosa a defensora pública Vanda Sueli pela significativa participação nas comemorações do Dia Internacional da Mulher deste ano, representando a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, através das palestras com os temas: ‘Os Direitos da Mulher e a Lei Maria da Penha’.
A defensora Vanda Sueli agradeceu a menção honrosa e relatou sua participação também na videoconferência sobre a construção dos Planos Estaduais de Prevenção e Enfrentamento do Tráfico de Seres Humanos - PETSH, retransmitida pela Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins, no último dia 11.
Caixa Econômica
No início da reunião, representantes da Caixa Econômica Federal, a gerente geral da agência de Palmas, Silvia S. Kondo Ramos, o gerente regional de negócios, Wéllerson Ferreira Mello apresentaram serviços da instituição bancária de interesse dos defensores públicos como: conta salário, crédito imobiliário, crédito consignado com taxas reduzidas para servidores da Justiça.
Segundo Mello, a iniciativa da inclusão da Defensoria Pública, equiparando aos benefícios oferecidos aos membros do judiciário, partiu da Defensoria Pública do Estado do Tocantins e do gerente de relacionamento, Ricardo. “Para conseguirmos a aprovação baseamos na Lei da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. O mesmo benéfico foi aprovado para as demais Defensorias do Brasil”, explicou Wéllerson Mello.