A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e o governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária de Participações Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), iniciaram hoje, 26, tratativas para viabilizar a implantação de uma sede própria e sustentável da DPE-TO em Pedro Afonso por meio do projeto Econúcleos. Na ocasião, o 1º subdefensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, e o diretor-presidente da Companhia, Aleandro Lacerda, se reuniram sobre a possibilidade de doação de área pública no Município.
A Defensoria Pública tem recursos provenientes de emendas parlamentares federais 2021/2022 para a implantação de 11 Econúcleos no Tocantins. Uma nova etapa do Projeto, com emendas 2023/2024, prevê ao menos sete novos Econúcleos sendo um deles em Pedro Afonso, município localizado a 304 Km de Palmas. As tratativas de hoje deram início à articulação com apresentação da área a ser destinada.
Pedro Alexandre conheceu a planta da área a ser doada, o que foi apresentado por Aleandro Lacerda e técnicos da Tocantins Parcerias. Na oportunidade, o 1º Subdefensor Público-Geral também falou sobre o projeto dosa Econúcleos. Atualmente, três unidades próprias e sustentáveis da Defensoria Pública estão em pleno funcionamento em Natividade, Colmeia do Tocantins e Wanderlândia. Em outubro, será inaugurada mais uma unidade, em Augustinópolis.