edit Editar esse Conteúdo

Esdep finaliza o V módulo da Especialização em “Acesso à Justiça e Vulnerabilidade”

Publicado em 02/10/2025 09:28
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
Participantes do V Módulo da pós-graduação da Esdep - Foto: Esdep DPE-TO/Divulgação

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) concluiu na sexta-feira última, 26, o V módulo da pós-graduação lato sensu “Acesso à Justiça e Vulnerabilidade”, realizada no auditório da sede de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Palmas.

A disciplina foi ministrada pela pesquisadora e mestra, defensora pública Elydia Leda Barros Monteiro, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as condições coletivas e sociais que influenciam diretamente a vulnerabilidade individual e programática. “A Defensoria Pública é muito diversa e até homogênea nas áreas de atuação. O ponto de contato que alicerça todas estas partes é, sem dúvida, a vulnerabilidade. Por isso, faz tanto sentido estudarmos a vulnerabilidade de forma robusta e sistematizada”.

Para Elydia Monteiro, o conhecimento adquirido na aula pode impactar na carreira dos pós-graduandos. “Acredito que a partir dessas reflexões os alunos terão mais ferramentas para compreender a vulnerabilidade como um marcador no desenvolvimento da vida e dos contextos das pessoas, já que a vulnerabilidade aponta para o aumento dos riscos de um lado, mas também é um "lugar" que desafia os modelos hegemônicos e excludentes que marcam o sistema de justiça”, concluiu.

O módulo teve como principais temas abordados as condições de vida e trabalho, a realidade cultural, a situação econômica, o nível de escolaridade, o ambiente, relações de gênero, relações étnico-raciais, de classe e geracionais.

As atividades foram realizadas em dois encontros: nos dias 11 e 12 de setembro e, posteriormente, nos dias 25 e 26.

keyboard_arrow_up