Com o objetivo de conversar sobre a possibilidade de haver a realização de um novo ciclo de palestras na própria unidade de ensino, parte da Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, município localizado a 230 quilômetros de Palmas, esteve, a convite da direção escolar, no Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão.
No encontro, realizado na última semana, representaram a DPE-TO a assistente social Ivone Viana e a psicóloga Isabel Izzo, que confirmaram que novas atividades já estão programadas para o próximo mês.
Responsável pelas primeiras palestras da DPE-TO na unidade de ensino, Isabel contou que a continuidade das ações, agora, se dará por meio do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”. “Nós iniciamos as atividades por aqui ainda em 2017, inclusive abordando o tema ‘Saúde Mental: depressão, ansiedade e melancolia’, pois havia um índice relevante de tentativas de suicídio por parte dos alunos daqui. Como tivemos um retorno positivo, para manter o acesso dos estudantes às nossas palestras, nós já possuímos um cronograma agregado ao projeto ‘Defensoria Pública nas Escolas’, contando com o apoio de alguns defensores públicos para abordarmos temáticas como valores morais da atualidade e violência contra meninas e mulheres. E a primeira nova palestra aqui já acontece no dia 6 de setembro”, revelou a psicóloga.
Diretora do Centro Educacional, Maria da Conceição Brito destacou o bom resultado obtido a partir das palestras já ministradas pela Equipe Multidisciplinar da DPE-TO, algo também reconhecido pelos alunos: “Os assuntos abordados e as vivências oferecidas pela Defensoria contribuíram muito com a conscientização dos alunos. Muitos deles estiveram na minha sala para agradecer pelas informações recebidas, que foram levadas tanto para o contexto escolar quanto para o familiar. E a partir disto, percebemos que houve uma diminuição significativa dos casos de automutilação entre os alunos e o aumento do diálogo entre eles e a família em busca de ajuda psicológica, sem a resistência antes verificada. Por isto tudo, acredito que o trabalho da Equipe Multidisciplinar da Defensoria Pública tem sido responsável pela transformação de vidas; só nos resta agradecer por esta parceria tão importante para todos nós”, enfatizou a educadora.
-----
Saiba mais:
Projeto da Defensoria sobre prevenção ao suicídio atende familiares de estudantes em Gurupi
http://www.defensoria.to.def.br/noticia/25539