A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, fez uma vistoria nas obras de construção do Hospital Geral de Gurupi (HGG), a 230 km de Palmas. A visita in loco foi para verificar as condições da atual da estrutura do prédio e os motivos que impedem o funcionamento do hospital que, quando pronto, atenderá a população de 18 municípios da região.
A vistoria, no dia 28 último, foi realizada pelo coordenador substituto do Nuamac Gurupi, defensor público Hud Ribeiro Silva, que estava acompanhado do representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Isaac Martins dos Santos Sousa, do diretor-geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Fernando Bezerra da Mota, e equipe.
“O que a gente verificou é que para o Hospital Geral de Gurupi funcionar será necessário a conclusão dos processos licitatórios em andamento para construção das etapas faltantes. Agora, é importante que esse processo seja célere para evitar a deterioração do que já foi construído, o que já começou a acontecer. Iremos solicitar ao Estado a apresentação de um cronograma de trabalho para que a gente possa acompanhar e, se necessário, atuar caso haja atrasos e inércia na execução dos serviços”, destacou o Defensor Público.
Hospital Geral de Gurupi
Conforme o Nuamac Gurupi, as obras do HGG foram iniciadas em 2013. Em 2020 chegou a funcionar provisoriamente e exclusivo para pacientes com covid-19. A conclusão da 1ª etapa aconteceu em 2021 e o Termo de Recebimento Definitivo ocorreu em maio de 2022. Contudo, de acordo com a informação do representante da SES, necessita da conclusão da 2ª e 3ª etapa do projeto para que o hospital possa funcionar.