edit Editar esse Conteúdo

Em Taquaruçu, DPE-TO leva informação e orientação jurídica sobre violência contra à mulher

Publicado em 06/12/2022 15:56
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Ação descentralizada é em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher" - Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

Uma ação descentralizada em alusão aos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” foi realizada na manhã desta terça-feira, 06, na Unidade de Saúde da Família Walter Pereira Morato, em Taquaruçu. A programação contou com palestras, atendimentos médicos, apresentações culturais e ainda orientação jurídica do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

Uma iniciativa do Núcleo de Vigilância e Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) – Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal de Saúde Palmas (Semus). Presente na ação, a assessora jurídica do Nudem, Franciélis Vargas, prestou atendimento às mulheres da comunidade, com orientações sobre os tipos de violência contra as mulheres, os canais de denúncia e de ajuda no combate à violência.

“Muitas pessoas, às vezes, não conseguem ir até a Defensoria por questões de trabalho ou mobilidade, por isso, a Defensoria precisar estar onde a população está”, disse Franciélis. 

O evento contou ainda com atendimentos nas áreas de saúde, vacinação, testes rápidos e assistência social.

Ação

A ação é uma alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, uma campanha que acontece anualmente no Brasil no período do dia 20 de novembro a 10 de dezembro. A data escolhida para concretização da atividade também tem um significado, é comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma Campanha Brasileira do Laço Branco promovida desde 2001.

keyboard_arrow_up