A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) encerrou, em Santa Fé do Araguaia, a 438 km de Palmas, as oficinas da 3ª edição do Livrarte: Arte como Fator de Resiliência, programa que busca proporcionar aos adolescentes internos do sistema socioeducativo a ressocialização por meio da arte.
Nessa quarta, 25, e quinta-feira, 26, últimas, adolescentes do Centro de Internação Provisória (Ceip) Norte participaram das oficinas de poesia e música, ministradas pela pedagoga Elis Sodré e o servidor da DPE-TO, músico Anderson Cleyton Silva.
“A música tem o poder de trabalhar o sentimento, o comportamento deles. Muitos dos nossos reeducandos que estão aqui conosco nessas oficinas não tiveram contato musical em suas vidas. E, através dessa oficina, tem a oportunidade de conhecer uma nova linguagem, novos códigos, que a música traz isso”, comentou Cleyton Silva.
Para o Músico, a música é uma forma dos adolescentes expressarem seus sentimentos. “Muitos deles passaram pelo processo de criação de poesias e agora passam pelo processo de criação de músicas e melodias, através de gêneros musicais que eles já trazem, que é o hip-hop, o rap. Eles trazem essa linguagem e a gente trabalha a forma lúdica com eles também, ofertando outros estilos, outros horizontes, outros campos na qual eles possam ter um conhecimento bem amplo sobre a música”, destacou.
Felizes com o resultado das oficinas, os adolescentes comentaram que nunca imaginaram que seriam capazes de escrever um poema e uma música e que gostariam que o projeto fosse mais vezes.
Livrarte
O programa é desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).