A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente no lançamento do projeto Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta segunda-feira, 6, na comarca de Novo Acordo. Estiveram presentes, na ocasião, o defensor público-geral, Fábio Monteiro, e a defensora pública Carina Queiroz.
De acordo com o defensor público-geral, a comarca foi prestigiada sendo a primeira a receber os atendimentos do projeto. “É uma grande satisfação para a Defensoria Pública participar de um projeto tão importante como esse. Em que o Judiciário leva para o público interno e externo muito conhecimento, serviços e informação. A Defensoria vê o Justiça Cidadã com muito bons olhos e, por isso, a nossa Instituição está à disposição em todas as etapas, pois este também é o papel da Defensoria – contribuir com o sistema de Justiça”, declarou Fábio Monteiro.
O projeto irá percorrer as 42 comarcas do Estado, levando ações de interesse da sociedade. A abertura do Justiça Cidadã foi acompanhada por autoridades integrantes do sistema de Justiça. O projeto seguiu durante toda segunda-feira com ações como o mutirão de conciliação, oficinas de parentalidade, atendimento à saúde e roda de conversa com estudantes da cidade.
Durante a abertura, o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, afirmou que a iniciativa foi pensada para facilitar ainda mais o acesso ao Judiciário. “O Justiça Cidadã não é um projeto meu ou do Judiciário, é da comunidade e do cidadão. Foi instituído com o objetivo de fomentar ações e serviços da Justiça em todas as 42 comarcas, contando com a parceria de todos os integrantes do sistema de Justiça”, afirmou.
O defensor público-geral compôs o dispositivo de honra na companhia das seguintes autoridades: desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, presidente do Tribunal de Justiça; Aline Marinho Bailão Iglesias, juíza diretora do Foro; José Omar de Almeida Júnior, procurador geral de Justiça; Janay Garcia, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Tocantins; Elson Lino de Aguiar, prefeito municipal; Diogo Fonseca da Silveira, delegado de Polícia representando a Secretaria da Segurança Pública; coronel PM Alaídes Machado, coordenadora estadual do Programa de Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), representando o Comando-Geral da Polícia Militar; e Jonas Demóstene Ramos, diretor-geral do Tribunal de Justiça.
Visita servidores
O defensor público-geral aproveitou a oportunidade para visitar a comarca da DPE-TO em Novo Acordo, na companhia da defensora pública da regional, Carina Queiroz. Na ocasião, membros e servidores foram ouvidos com dúvidas e sugestões sobre a atuação no município e o defensor público-geral adiantou um pouco sobre o planejamento de trabalho para o biênio da gestão.