A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, participou nessa quarta-feira, 30, da 1ª reunião de implantação da Casa da Mulher Tocantinense, que será implantada no município. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com os municípios, visa oferecer um espaço de acolhimento humanizado e atendimento especializado a mulheres em situação de violência.
A analista jurídica do Nuamac de Gurupi, Lucinei Luna, representou a instituição no evento que contou com a presença da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; da secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa e demais autoridades locais.
Casa da Mulher Tocantinense
Entre os serviços que devem ser ofertados na Casa estão: triagem e atendimento psicossocial, serviços da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), atuação do Ministério Público, do Tribunal de Justiça e da Defensoria Pública, além de alojamento de passagem, serviços de saúde, brinquedoteca, central de transporte e programas voltados à autonomia econômica das mulheres, como oficinas de empreendedorismo, educação financeira e acesso a crédito para o primeiro negócio.
A Casa da Mulher Tocantinense atenderá, além de Gurupi, os municípios de Cariri do Tocantins, Peixe, Figueirópolis, Alvorada, Dueré, Araguaçu, São Valério, Sucupira, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, Aliança, Formoso do Araguaia, Palmeirópolis, Talismã e Jaú do Tocantins.