edit Editar esse Conteúdo

Em Gurupi, atividade do Nuamac promove educação em direitos e saúde da pessoa idosa

Publicado em 03/11/2025 09:47
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
Neste ano, o projeto foi realizado na Câmara Municipal de Gurupi. - Foto: Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO

Com o objetivo de promover a inclusão social, a educação em direitos e conscientização sobre cuidados com a saúde da pessoa idosa, o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi, realizou uma nova edição do “Cuida Doso”. A atividade foi realizada nessa quinta-feira, 30, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, reunindo estudantes da Universidade da Maturidade (UMA/UnirG), do projeto Vida Ativa do Senai e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Representando o Nuamac Gurupi, o defensor público de classe especial José Alves Maciel (Kita Maciel) falou sobre o papel da Defensoria Pública na defesa e valorização dessa parcela da população. “O Cuida Doso é um espaço de aprendizado, convivência e empatia. Queremos que cada pessoa idosa se sinta valorizada e ciente de seus direitos, porque envelhecer com dignidade é um direito de todos”, disse.

Realizado em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, comemorado anualmente no dia 1º de outubro, a programação contou com palestras, apresentações culturais e atividades voltadas ao bem-estar físico e emocional dos participantes.

Saúde e bem-estar

Ministrando palestra sobre “Envelhecer com Dignidade: Desafios e Perspectivas das Políticas Públicas para a População Idosa no Brasil”, a promotora de Justiça Ana Lúcia Gomes Vanderley Bernardes, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Gurupi, enfatizou que o fortalecimento das políticas públicas depende de planejamento e escuta ativa.

“Trabalhar políticas públicas significa trabalhar um envelhecimento saudável. O poder público precisa de dados, precisa ouvir a população idosa, realizar audiências e visitas, identificar as reais necessidades e propor soluções. É assim que se constrói uma velhice digna”.

Com a temática “Envelhecimento Saudável – Como Cuidar do Corpo e da Mente”, a médica geriatra Dra. Andréia Fernandes Bastos reforçou a importância da adoção de hábitos saudáveis. “Falamos sobre longevidade saudável, alimentação equilibrada e a importância do equilíbrio emocional. A doença, muitas vezes, nasce na alma. Todo paciente é o amor da vida de alguém”, afirmou.

Cultura e Lazer

O evento contou, também, com uma apresentação musical do maestro Moisés Ribeiro, regente do Coral Municipal Uirapuru e professor da Casa de Cultura da UnirG, e com orientações da educadora física Stefanya Siriano sobre o autocuidado e incentivo à prática de atividades físicas, animando os participantes com uma aula de dança.

Vozes da experiência

O entusiasmo estava estampado no rosto de cada um. Izabel Cipriano, 73 anos, afirmou que o evento tem grande impacto na vida dos participantes. “Eu vejo nessa oportunidade um momento de aprender e ser feliz. Gostei de todas as atividades que aconteceram na tarde de hoje”, disse.

Já para Arlete Silva, 62 anos, o cronograma de atividades do ‘Cuida Doso’ agradou a todas e todos. “Essa experiência está sendo fantástica. Esse tipo de oportunidade é uma base, um suporte, que todos os idosos deveriam ter. Aqui tivemos muita coisa boa, inclusive atividade física”.

João Batista Pereira, de 60 anos, chamou a atenção do público masculino para participar da oportunidade. “Foi espetacular, maravilhoso. Esses eventos são para todos, inclusive para nós, homens, que também precisamos participar mais”.

Casados há 64 anos, Flávio Maciel Coelho (91) e Marilene Bueno Coelho (88) também parabenizaram a ação. “Foi tudo muito organizado. Estamos satisfeitos de participar de algo tão bem pensado e com tanta qualidade”, disse ele.

keyboard_arrow_up