edit Editar esse Conteúdo

Em Goiás, DPE-TO conhece programa que busca resolução consensual de conflitos familiares

Publicado em 13/03/2025 11:42
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Equipe da DPE-TO na "Oficina da Parentalidade", programa que visa à educação em direitos para resolução de conflitos familiares. - Foto: Solange Araújo/DPE-GO - Divulgação

Uma equipe da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nessa quarta-feira, 12, da “Oficina de Parentalidade”, para conhecer o programa da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) que visa à educação em direitos para resolução de conflitos familiares.

Participaram as coordenadoras dos Núcleos de Conciliação e Mediação (Numecon) de Paraíso do Tocantins, defensora pública Ítala Graciella Leal de Oliveira, e de Gurupi, defensora pública Rudicléia Barros da Silva Lima; a psicóloga e mediadora Lane Ruth de Souza Barros; a conciliadora Oacilene Alves Maciel e a assistente social Maria de Jesus Jardim.

"Ficamos satisfeitas ao observar que a oficina de parentalidade permite aos assistidos serem ouvidos para comporem um eventual litígio. Muitas vezes, eles só precisam de uma escuta ativa por parte de uma instituição, e esse, sem dúvida, é o papel da Defensoria", comentou defensora pública Ítala Graciella.

Oficina

As defensoras e servidoras públicas do Tocantins se reuniram com o coordenador do Núcleo Especializado em Atuação Extrajudicial (NAE), defensor público Bruno Malta e com a diretora do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), defensora pública Izabela Novaes Saraiva.

Na ocasião, o Coordenador do NAE abordou temas centrais junto a mães e pais, visando orientá-los sobre parentalidade responsável e efeitos patrimoniais do divórcio.

“A oficina de parentalidade é um momento importante de diálogo que nós temos com as assistidas e com os assistidos que nos procuram para fazer formalização do divórcio, regulamentação de guarda, convivência e pensão alimentícia. São casais que têm filhos e que precisarão continuar se relacionando", explicou Bruno Malta.

A diretora do Centro de Atendimento Multidisciplinar, defensora pública Izabela Novaes Saraiva, explicou o diferencial do trabalho desenvolvido em Goiás.

"Nós trabalhamos não apenas com a educação em direitos dos pais, mas também no acolhimento das crianças e dos adolescentes envolvidos nesses conflitos familiares. Assim, conseguimos orientar os pais sobre seus direitos e deveres, bem como entender como seus filhos se sentem dentro deste processo de ruptura familiar, conscientizando-os sobre a importância de levar em consideração os sentimentos das crianças nessa fase de transição, apontou a Defensora Pública.

Na DPE-GO, a equipe da DPE-TO  foi recebido pelo defensor público-geral Tiago Gregório Fernandes, pelo subdefensor público para Assuntos Institucionais, defensor público Allan Montoni Joos, e pela subdefensora pública para Assuntos Administrativos, Mayara Batista Braga. (Com informações da Ascom/DPE-GO)



keyboard_arrow_up