A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Dianópolis, esteve com alunos da Universidade da Maturidade (UMA), no município de Dianópolis, a 340 km de Palmas.
Durante a palestra “Defensoria com a Melhor Idade”, realizada na terça-feira última, 13, a assessora do Nuamac Dianópolis, Marilene Barbosa, e a assistente social Leusimaria Cirqueira Evangelista Valente, abordaram os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa, destacando as características de cada um e reforçando a importância das denúncias e da busca de apoio junto à rede de proteção.
Além disso, foram apresentados e debatidos os principais direitos da pessoa idosa, com ênfase nas áreas de transporte, saúde, contratos financeiros, bem como na responsabilidade afetiva e financeira dos familiares. Ao final, foi ressaltado o papel da Defensoria Pública na efetivação desses direitos, especialmente em favor de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A atividade integra as ações do projeto Defensoria +60, desenvolvido pelo Nuamac Dianópolis, cujo objetivo é promover a educação em direitos, a valorização e a proteção da pessoa idosa por meio de ações preventivas, informativas e de fortalecimento da rede de apoio.