edit Editar esse Conteúdo

Em conversa com estudantes de Ponte Alta, Defensoria alerta para o combate ao bullying

Publicado em 15/04/2024 09:02
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
Defensora Luisa Lemos em conversa com estudantes da Escola Estadual Alcides Rufo - Foto: DPE-TO Ponte Alta do Tocantins/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou na semana última mais duas ações do programa “Defensoria Pública nas Escolas”, dessa vez com os estudantes da rede pública do município de Ponte Alta do Tocantins, cidade distante 152 km de Palmas.

A palestra ministrada na quarta-feira, dia 10, pelo assistente social da Equipe Multidisciplinar da DPE de Porto Nacional, Jurimar Mendes Lima Júnior, para 100 alunos da Escola Municipal Cleyton Maia Barros, abordou questões como a prática e o combate ao bullying nas escolas.

Nesta sexta-feira, 12, foi a vez dos alunos da Escola Estadual Alcides Rufo, também em Ponte Alta, receberem o bate-papo com a equipe da DPE-TO. Na oportunidade, a defensora pública Luisa Lemos Ferreira explicou para os cerca de 100 alunos e funcionários da escola, como a Defensoria atua e qual sua função para a comunidade.

Pessoas com deficiência

Ainda como parte das ações de educação em direitos da Defensoria Pública, na quinta-feira, 11, Luisa Lemos e Jurimar Júnior estiveram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Ponte Alta do Tocantins para falar sobre direitos das pessoas com deficiência. Na oportunidade, a Defensora Pública falou sobre a função da Defensoria Pública e sua missão na proteção às pessoas com deficiência e Jurimar Júnior ministrou palestra sobre o direito das pessoas com deficiência.

O Projeto

O “Defensoria Pública nas Escolas”, que teve início em meados de 2018, tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania por meio de ações informativas e educativas, o que coopera com o processo de construção do conhecimento comunitário.

Os conteúdos explanados nas palestras objetivam instruir os participantes a partir da promoção de debates que contemplam os eixos norteadores cidadania e ética; direito; saúde; violência e paz; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.

O projeto é desenvolvido sob a coordenação da Esdep em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).

keyboard_arrow_up